PROJETO ESCOLAR CONTRA DROGAS

Os professores, direção e funcionários da Escola Municipal Ribeira do Capim Assú, reuniram esta semana objetivando o projeto visando a conscientização dos jovens e adolescente para os perigos do mundo das drogas. 



 Sabe-se que as drogas podem ser classificadas de acordo o efeito no organismo humano: drogas depressoras, são as que causam efeitos semelhantes aos da depressão (álcool, cola de sapateiro, loló, lança-perfume, tranquilizantes e remédios para dormir); drogas estimulantes, como o nome diz, causam o aumento da adrenalina, uma sensação de alerta, o aumento dos batimentos cardíacos e podem levar até ao ataque cardíaco. Levam cerca de 15 segundos para chegarem celebro (crack, ecstasy, cocaína, maconha, LSD, etc.); há ainda o grupo dos opiliáceos, onde encontra-se a heroína, a qual compromete a maioria das funções do corpo humano. Não falamos aqui do tabaco, do álcool e dos esteroides (bomba), os quais são responsáveis por diversas outras doenças atualmente devido à grande incidência de uso destas drogas. 


 Com exceção das drogas que são utilizadas para fins medicinais, as demais em nada contribuem para o crescimento e desenvolvimento das pessoas como seres humanos. Além dos prejuízos no âmbito da saúde do indivíduo, que são irreparáveis e muitas vezes incontroláveis, há um prejuízo imensurável no que diz respeito à vida social, familiar, emocional e psicológica da pessoa. Por esse motivo, é preciso uma campanha de conscientização constante, além de ser extremamente necessário o atendimento de famílias carentes para que elas possam ter condições de manterem-se e não caírem em doenças como a depressão que levam naturalmente ao uso das drogas. A condição social do indivíduo é influente e contribui para o uso ou não das drogas, pois na maioria das vezes estas são consideradas uma fuga da realidade que essas pessoas enfrentam, e por isso se torna tão frequente o seu uso.



 Vale ressaltar que é importante a formação individual que cada um deve receber enquanto ser humano. Esse é um dos principais motivos de jovens do mundo inteiro recorrerem às drogas, o fato de se sentirem sozinhos ou perdidos, sem muitas experiências de vida e sem boas referências para descobrirem que caminhos querem seguir. Essa batalha não é simples e não se resolve apenas com informações básicas como estas a respeito do uso de drogas, mas já é um começo. Temos que encarar que qualquer pessoa pode cair nessa “cilada” e que para evitarmos maiores danos temos que ser exemplos de pessoas que não precisam fazer uso desses artifícios para ser bem-sucedidos pessoal e profissionalmente.


Poderes do Supremo Tribunal Federal


Em pleno século XXI,  as decisões tomadas pela lei maior do país continua engavetada pelo nosso governador mineiro em exercício.



                                                       Para os cargos com concurso público vigente com candidatos aprovados: 
As nomeações serão feitas a partir do início de setembro, seguindo a ordem de classificação do concurso. A Seplag admitiu que ainda faltam mais de 5.000 cargos divulgados no edital para nomeação. As nomeações serão feitas considerando os cargos vagos de acordo com levantamento que está em andamento. A previsão de término deste levantamento é final de agosto. Mas, as nomeações terão a seguinte organização: primeiro - as vagas remanescentes do edital (mais de 5.000); em seguida ocorrerão as nomeações para os cargos atualmente ocupados pelos servidores efetivados. Ou seja, todos os cargos ocupados por efetivados, cujos cargos tenham concurso em vigor, serão ocupados por concursados mesmo que fora do número das vagas do edital. Com essa dinâmica, o governo está criando uma situação discrepante onde os melhores classificados no concurso não terão o direito de escolha considerando todos os cargos vagos existentes. Ainda, a Seplag reafirmou que o atual concurso deve ser prorrogado.

   Para os cargos onde não há concurso público: Haverá a publicação de novos editais de concurso em novembro de 2014. A Seplag assumiu o compromisso de discutir os editais com os sindicatos. O Sind-UTE/MG reivindicou que o tempo de serviço da Lei Complementar 100/07 seja considerando nesse novo concurso. A Seplag concordou, ressalvando que considerará, no limite do que permite a legislação, ou seja, como título e não como regra de eliminação. 
  
Talvez o nosso país ainda não conseguiu a liberdade democrática  de decisão e respeito pelo Supremo Tribunal Federal.  Os governadores tomam as suas próprias decisões sem levar em conta a Corte maior do país.

Historicamente este foto ocorreu na Política dos Governadores: "Ao presidente da República cabia o papel de não interferir na vida política dos estados. O governo federal fazia vistas grossas à corrupção, ilegalidades de todo tipo e má administração que muitas vezes faziam parte de muitos governos estaduais".

(http://www.historiadobrasil.net/brasil_republicano/politica_governadores.htm)




DIA "D" NA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE JORDÂNIA MINAS GERAIS


                                          Dia "D" na Educação Mineira



Unir as propostas de alfabetização das crianças e suas famílias é uma das  apostas que tem obtido sucessos no município de Jordânia Minas Gerais.  Almejando  garantir a aprendizagem das crianças nos primeiros anos de alfabetização, o projeto é desenvolvido pela Secretária de Educação do Município de Jordânia Aline Ferreira com sua equipe, tem colhido bom resultados a cada ano.
Exigir a participação da família na vida escolar dos filhos evidenciou o que já se sabia: muitos pais não conseguiam acompanhar a rotina escolar das crianças porque não haviam estudado. 

Segundo um pai de aluno da Escola Ribeira do Capim Assú. Para  Obter realmente sucesso na aprendizagem do corpo discente é necessário a participação dos pais no acompanhamento das atividades passadas pelos professores. Mesmo que os pais não consegui entender as atividades mais a sua presença mostra o interesse pelo sucesso e desenvolvimento dos filhos. 

Vale ressaltar que  o dia "D" foi criado para unir-se propostas através da interação entre professores, direção, coordenadores , funcionários e pais de alunos  para  montar  estrategias visando o desenvolvimento  da aprendizagem do corpo discente. 
   


   



Após o STF aprovar o repasse, docentes da rede estadual exigem o pagamento de precatórios.

O repasse de R$ 1,731 bilhão foi aprovado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para que os docentes da rede estadual da Bahia recebam a quart...