A Carteira de Habilitação será gratuita para estudantes da rede estadual e para a população de baixa renda na Bahia.

Na Bahia, serão lançados dois programas estaduais que permitirão que a população de baixa renda obtenha a Carteira Nacional de Motorista. Os programas "CNH da Gente" e "CNH na Escola" foram sancionados pelo Governo do Estado na última sexta-feira (21) e garantem a isenção das taxas do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) para a primeira habilitação, adição ou mudança de categoria, sem qualquer custo para as pessoas beneficiadas.

As ações beneficiarão, sobretudo, alunos do Ensino Médio e da Educação Profissional e Tecnológica da rede pública estadual, bem como a população inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Para participar, os candidatos devem cumprir determinados requisitos:

ser maior de idade;

ser cadastrado no CadÚnico;


dominar a leitura e a escrita;

residir na Bahia.

Os programas serão implementados pelo Detran-BA e a inscrição será realizada online. O início das inscrições ainda não foi anunciado.

O vice-governador Geraldo Júnior, juntamente com a secretária estadual de Educação (SEC), Rowenna Brito, e o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), anunciou os programas.

Segundo a diretora da SEC, serão disponibilizadas 10 mil oportunidades no programa CNH da Gente, das quais 5 mil são destinadas a alunos do ensino estadual com mais de 18 anos e participantes do Bolsa Presença. Ela também revelou que outras 2 mil vagas serão destinadas a alunos com menos de 17 anos, que poderão completar a parte teórica do curso em dois anos.

O vice-governador ressaltou que "o CNH da Gente e o CNH na Escola proporcionam acesso gratuito à carteira de motorista para milhares de jovens da rede pública, gerando chances de trabalho e inclusão social".


Fonte: G1 Bahia

Nenhum comentário:


Após o STF aprovar o repasse, docentes da rede estadual exigem o pagamento de precatórios.

O repasse de R$ 1,731 bilhão foi aprovado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para que os docentes da rede estadual da Bahia recebam a quart...