CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE OS PERIGOS DAS DROGAS



Perante os transtornos causados pelo consumo de substâncias psicoativas, há necessidade de um ensino preocupado com a formação de cidadão pleno de suas ações e escolhas frente ao uso e consumo de drogas.[...] O uso/abuso de drogas vem sendo considerado um problema de grande transcendência social e, em face disso, requer uma  políticas de conscientização nas escolas e universidades em combate ao uso de drogas. Tais políticas são de várias ordens, abarcando múltiplos setores da sociedade: segurança pública, apoio social, saúde, entre outros. 




Uma forma de comprovar essa preocupação são as medidas adotadas pelo governo, por meio de ações de combate ao tráfico e ao uso de drogas. Que desde década de 60 o governo vem ampliando a luta em relação ao uso da maconha, que acompanhou os jovens em manifestações e protestos dessa época, em seguida foi tudo ao mesmo tempo: LSD, cocaína, heroína, crack, ecstasy, além das drogas antigas.



A conscientização do uso desse tipo de produto é fundamental perante várias questões que envolvem a sociedade. Trabalhar junto ao sujeito abordando a importância de se conhecer os efeitos e as consequências do uso prorrogado de substâncias depressivas.




Refletindo sobre este assunto que os alunos da Escola Municipal Ribeira do Capim Assú, juntamente com os professores e funcionários engajaram nesta luta para salvar as famílias dessas mazelas que faz parte da sociedade atual.





Dia do Professor é Comemorado Dia 15 de Outubro




Durante a formação acadêmica o profissional desenvolve metodologias que o ajudará a lidar com crianças e jovens que estão em fase de desenvolvimento cognitivo.
Na atualidade os professores vêm passando por transformações em suas metodologias em função das mudanças sociais acorridas no decorrer do desenvolvimento tecnológico tornando-se uma ferramenta no auxilio educacional. Hoje apesar dos baixos salários e da falta de reconhecimento social eles estão mais envolvidos e engajados no exercício da profissão, sabem que só através da educação é possível mudar a história de uma nação.
O professor na educação moderna deixou de ser visto como o detentor do saber na sala de aula, o dono da razão, sendo reconhecido como o interventor que proporciona a circulação do conhecimento dentro da sala de aula.
Isso acontece em razão de seu modo de agir, a maneira como conduz as aulas, pois considera os conhecimentos do cotidiano dos alunos, fazendo com que cada um manifeste a sua opinião acerca dos assuntos discutidos.
Historicamente a criação da data foi determinada por D. Pedro I, no ano de 1827, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”, através do decreto federal 52.682/63.



Os conceitos trabalhados eram diferenciados de acordo com o sexo, sendo que os meninos aprendiam a ler, a escrever, as quatro operações matemáticas e noções de geometria. Para as meninas, as disciplinas eram as mesmas, porém no lugar de geometria entravam as prendas domésticas, como cozinhar, bordar e costurar.
A ideia de fazer do dia um feriado surgiu em São Paulo, com o professor Salomão Becker, que propôs uma reunião com toda a equipe da escola em que trabalhava para que fossem discutidos os problemas da profissão, planejamento das aulas, trocas de experiências etc.
Em função desta iniciativa outras escolas passaram a adotar a data, até que ela se tornou de grande importância para a estrutura escolar do país.
Tempos depois a data passou a ser feriado nacional, dando um dia de descanso a esses heróis da resistência que continuam lutando em busca dos seus sonhos de um país melhor.




PALESTRA SOBRE DROGAS


A Escola Municipal Ribeira do Capim Assú (Jordânia MG) da continuidade ao projeto sobre os perigos das drogas no cotidiano dos jovens, adolescentes e adultos em sociedade. O palestrante Pastor Manuel da Primeira Igreja Batista utilizando-se da sabedoria Bíblica  falou sobre os perigos que pode levar o ser humano a recorrer as drogas para resolver os problemas corriqueiros na convivência social..

Conhecimentos sobre as Drogas  

Drogas são substâncias naturais ou sintéticas que afetam os processos da mente ou do corpo quando introduzidas no organismo.
Embora o termo possa se referir a qualquer composto utilizado no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças, na maioria das vezes é utilizado para se referir a substâncias usadas recreativamente em função dos efeitos narcóticos que exercem sobre o sistema nervoso central.



Se a droga é usada recreativamente, é porque proporciona experiências de prazer. Isso leva parte dos usuários ao uso contínuo e à dependência. Por este motivo, a definição de drogas atualmente abrange também produtos tóxicos legais que são utilizados de forma excessiva, como o cigarro ou o álcool.



Algumas substâncias químicas têm o poder de alterar nosso estado de consciência disparando uma parte do cérebro responsável pelo que chamamos de sistema de recompensa, associado principalmente à manutenção da dopamina – principal neurotransmissor do corpo – no organismo.



As drogas psicotrópicas (psico/mente + trópico/atração por) são as que alteram a forma de o indivíduo sentir, pensar e, às vezes, agir. Podem ser divididas em drogas naturais, parcialmente sintéticas e sintéticas. Mas, de uma forma geral, são classificadas de acordo com os efeitos farmacológicos que exercem, ou seja, a forma como atuam sobre o cérebro. Podem ser estimulantes, depressoras ou perturbadoras do sistema nervoso central.

Tipos
Drogas estimulantes aumentam a atividade cerebral: o tempo de vigília é aumentado, a atenção é reforçada e há aceleração do pensamento – o que leva à euforia. Cafeína e nicotina são estimulantes naturais legalizados. Anfetaminas podem ser utilizadas pela medicina como moderadores do apetite, mas também são usadas sem o aval do médico. Cocaína e crack são consumidos por vias intranasais, pela aspiração do pó ou da fumaça, ou de forma injetável. Têm alto tropismo, ou seja, o usuário tem grandes chances de se tornar dependente.
Drogas depressoras diminuem a atividade do cérebro, tendo propriedades analgésicas. Usuários desse tipo de psicotrópico apresentam movimentos lerdos, a atenção e o tempo de vigília diminuem. O álcool é uma substância lícita, mas o consumo frequente e prolongado pode levar ao vício e a doenças graves.
Benzodiazepínicos (tranquilizantes ou calmantes) são usados no tratamento de alguns distúrbios emocionais, como tensões e ansiedades. No entanto, podem causar efeitos adversos graves e causam rápida dependência.




Opiáceos podem ser naturais, extraídos da papoula; semissintéticos, a partir da morfina (heroína), e sintéticos (meperidina). Têm alto potencial de dependência, usados como analgésicos e sedativos pela medicina em sua forma sintética. Lança-perfume, benzina, alguns tipos de cola, clorofórmio e éter são inalantes: provocam tonturas e relaxamento da musculatura, com alterações perceptivas do tempo e do espaço.
Drogas perturbadoras, ou alucinógenas, frequentemente causam ilusões visuais e alterações nos sentidos. Não aumentam nem diminuem a atividade do cérebro, mas fazem com que o órgão funcione de maneira diferente. Essas substâncias, até onde se sabe, não têm utilidade clínica e são ilegais. Mescalina, psilocibina (cogumelo), maconha, LSD, Ayahuasca (o “chá” do Santo Daime), ecstasy e anticonérgicos fazem parte deste grupo.
A mescalina tem efeitos psicodélicos semelhantes embora menos intensos que o LSD. A maconha causa alterações cognitivas e de humor, aumento exagerado de apetite e, em alguns casos, desencadeia quadros agudos de pânico e paranoia. O chá do Santo Daime pode também levar a quadros psicóticos. O ecstasy (droga sintética derivada da anfetamina) tem tanto propriedades estimulantes como alucinógenas, afetando e lesando o sistema serotoninérgico, responsável pelo controle do humor e impulsos.

Curiosidades


Ao longo da História, muitos conflitos ocorreram por causa da droga. De 1830 a 1860 as Guerras do Ópio foram travadas entre ingleses e chineses, que não queriam mais permitir a entrada do entorpecente extraído da papoula em seus territórios. Derrotada, a China teve de aceitar a legalização da importação para o país até 1949 e lidar com o crescente problema de saúde decorrente da dependência química.A descoberta dos efeitos alucinógenos do LSA foi acidental, quando o médico suíço Albert Hoffman manipulava ácido obtido a partir do alcaloide de um fungo em seus estudos. Durante o trabalho, ele percebeu que se sentia tonto. Além disso, teve vertigens e era capaz de ver luzes coloridas intensas ao seu redor.Em alguns países a maconha é liberada para fins medicinais, estimulando o apetite e diminuindo a dor de pacientes com câncer terminal, glaucoma, portadores de HIV ou doenças que causam espasmos musculares, como o Parkinson. O consumo recreacional da maconha é popular na Holanda, Bélgica, Suíça e Canadá.A quantidade necessária de cocaína para provocar uma overdose – situação em que o organismo é incapaz de metabolizar as substâncias, causando um quadro grave de intoxicação – varia de um indivíduo para o outro. A morte pode ocorrer após o consumo de 0,2 a 1,5 grama de droga pura. Esse risco é maior se houver injeção direta no sangue.

Doenças relacionadas




- Alergias
- Ataque cardíaco
- Arritmia

- Alcoolismo
•- Demência
•- Depressão
•- Derrame
•- Desidratação
•- Distúrbios generalizados de ansiedade
•- Doença hepática alcoólica
•- Doenças pulmonares
•- Câncer de pulmão
•- Cirrose•- Estresse e ansiedade
•- Insuficiência renal•- Hipertensão
•- Hipertensão pulmonar
•- Pancreatite
•- Psicose
•- Reações alérgicas
•- Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade
•- Doença arterial coronariana
•- Transtorno bipolar
•- Transtorno-obsessivo-compulsivo
•- Transtorno de personalidade
•- Transtornos do sono





Após o STF aprovar o repasse, docentes da rede estadual exigem o pagamento de precatórios.

O repasse de R$ 1,731 bilhão foi aprovado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para que os docentes da rede estadual da Bahia recebam a quart...