
Nos dias 20 de Maio até o dia 22 de maio de 2016 na cidade de Almenara aconteceu o encontro de 4 cidades sendo Rubim, Salto da Divisa, Mata Verde, e Almenara para um debate cultural, um encontro entre artistas para discussões que debatessem demandas artísticas, conhecimento e recursos de cada cidade, trabalhos que vem sendo desenvolvidos e projetos futuros, e a aberturas de leis e editais que aparamenta a área da cultura. Os grupos se comunicaram e desenvolveram através deste encontro a princípio de uma rede ao qual trabalharia projetos voltados para o intercâmbio e convívio de experiências entre os grupos.
A busca deste encontro foi agregar cada vez mais a cultura e o conhecimento da nossa história das nossas raízes e a busca dos coletivos se registrarem para que eles possam ser beneficiados através de Leis de incentivos a Cultura. E visando também comunicações e a priorização de cada grupo, mantendo acima de tudo o respeito as raízes e a busca de produções de trabalhos que levem seriedades e profissionalismo. O encontro teve um objetivo alcançado em nossa visão pois estávamos indo para conhecer uns aos outros e tomar ciências de trabalhos que estavam sendo desenvolvidos pelos outros grupos e qual a forma de ajudar. O projeto foi coordenado por Cida Almeida da Cidade de Almenara que apresentou a proposta junto a Weslley Morais de Rubim que diz o seguinte: A proposta inicial foi a interação e a troca com os coletivos bem como verificar a real situação dos mesmos e dos integrantes. Também foi proposta do encontro:
Às formas de adquirir recursos e o empoderamento dos grupos, em conjunto com o M.A.C.V.J. Movimento de Artes Cênicas do Vale do Jequitinhonha na Direção do Diretor Luciano Silveira da Cidade de Araçuaí.
Em nota a Coordenadora deste encontro Cida Almeida Produtora e Articuladora dos encontros e do Grupo Teatral Farol do Jequi na cidade de Almenara, ainda acrescenta que acredita que sim ouve comunicação e desenvolvimento e que o objetivo do encontro foi alcançado em suas visões
Em nota ainda Amanda da cidade de Mata Verde atriz do Grupo de Teatro Insane Art acrescenta: Eu gostei que o encontro foi sério, mas de uma forma diferente pois houve brincadeiras e descontrações para que o encontro não torna-se tedioso. Em minha visão acho que poderia ter crescido mais a reunião e ter demorado mais, pois as informações passadas por Cida e Weslley agregavam a todos os grupos de uma forma única. E ela diz que foi de grande importância para nós. Nos dias de hoje onde poucas pessoas reconhecem o valor e o esforço de cada grupo, e vê isso como se o núcleo estivesse dando a eles mais chance de aprender e interagir. E acredita que o núcleo deu a eles voz e valor a cada um dos grupos mostrando que somos especiais e que cada um acrescenta algo de uma forma única.
O Ator Gabriel Sousa Cardoso Otoni da cidade de Almenara integrante do grupo Farol do Jequi diz: Que achou interessante o encontro e acredita que se os coletivos pararem de gracinha e cada coletivo ter como alvo o foco, mais ele acredita que em pouco tempo teremos profissionais registrados e que entenda sobre o tema cultura da nossa área e trabalhos artísticos dignos e sérios. Um dos pontos mais interessantes do encontro para ele foi a proposta de trocar experiências com cada grupo, pois ele vê isso como uma forma de conhecer mais e sugar da fonte de nossas histórias e de ajudar um ao outro.
Já a Atriz Marcela Alves da cidade de Salto da Divisa e do Grupo Utopia Teatral Salto pra Arte diz que para ela foi um encontro prazeroso porque ela conheceu mais sobre o Vale e teve oportunidade de interagir com outros atores de outros grupos. A Atriz ainda acrescenta em nota que precisamos nos núcleos aprender a trabalhar em conjunto sem diminuir outros grupos ou atores e sim agregar e ajudar nas formações e construções porque só assim nós iremos crescer, porque ela acredita que somos estudantes da mesma área da mesma causa e fazemos parte da mesma identidade cultural. E que só assim ajudando e trabalhando em coletivos teremos a nossa meta alcançada e uma boa visibilidade.

Ao Fim da Reunião em Almenara foi marcada uma nova data para o segundo encontro do nosso polo que ocorrerá na cidade de Salto da Divisa-MG no dia 26 de Agosto até o dia 28 de Agosto de 2016. Então até lá com mais articulação, mais vontades e mais realizações...
Texto: Danilo Stárck.
Adaptação: Weslley Morais