PRIMEIRO CONCURSO DE CORDEL NA ESCOLA ESTADUAL FREI HENRIQUE DE COIMBRA






A literatura de cordel foi  tema do projeto desenvolvido pelos professores Tião, Eliane e Alessandra na Escola Estadual Frei Henrique de Coimbra na Cidade de Jordânia(MG) “ou seja Cordelizando a escola”, nos dias 25 e 26 de Setembro, das 7:00h às 12:30h. O evento ofereceu uma programação exclusiva voltada para a representação do cordel, arte importante para os estados brasileiro em termos culturais.


Com uma programação vasta, foi possível encontrar declamações a recitais, músicas e, lógico, muita literatura de cordel.


O “Cordelizando”  teve como objetivo estimular que os alunos façam suas primeiras criações poéticas. As melhores apresentações de cordel foram premiadas com medalhas.




Potiraguá: Fazenda invadida por homens armados pertencem a Geddel e Lúcio Vieira Lima





Uma fazenda que segundo a polícia pertence ao ex-ministro do governo Temer Geddel Vieira Lima e ao irmão dele, o deputado federal Lúcio Vieira Lima, foi invadida na madrugada deste sábado (23), no município de Potiraguá, sul da Bahia.
De acordo com o delegado Antônio Roberto Gomes da Silva Júnior, coordenador da Polícia Civil em Itapetinga, município onde o caso foi registrado, cerca de 25 homens que dizem ser índios, armados com espingardas e outras armas longas, invadiram a Fazenda Esmeralda por volta das 2h da manhã.
“Eles fizeram os funcionários reféns durante toda a madrugada e, no início da manhã, libertou todo mundo”, afirmou o coordenador, acrescentando que ninguém ficou ferido na ação.
Ainda segundo Antônio Roberto Júnior, outras pessoas que seriam do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem terra (MST) e do Movimento de Luta Pela Terra (MLT) trambém invadiram a fazenda. O delegado destaca, entretanto, que os integrantes que seriam dos movimentos sociais não estão armados.
O coordenador de Itapetinga informou que um inquérito foi instaurado para apurar o caso, e que se for comprovado que os invasores são realmente índios, o caso passará para a Polícia Federal.
A reportagem entrou em contato com a defasa de Geddel, que ficou de averiguar o caso. O G1 tentou falar com o deputado Lúcio Vieira Lima, mas não conseguiu contato.

Fonte: Blog do EDYY

Potiraguá: Supostos Índios invadem fazenda de Geddel no Rio-Pardo




Um grupo de pessoas supostamente indígenas, invadiram a fazenda do ex-ministro Geddel Vieira Lima, localizada as margens do Rio-Pardo, há 9 KM da cidade de Potiraguá, conforme as informações chegadas ao Blog do Edyy na manhã deste sábado (23)..
De acordo com algumas pessoas que estiveram no local, que não teve o nome informado, os índio fecharam o ramal que dá acesso a fazenda e o clima é tenso no local.
Geddel é proprietário de algumas fazendas de gado em sete municípios da Bahia. Só as margens do Rio-Pardo, são três. A fazenda invadida pelos supostos Índios neste-sábado (23), foi destaque no programara da Rede Globo, (Fantástico), em uma matéria que falava sobre os patrimônios do ex-ministro.
Geddel foi preso no último dia 8 de setembro após a Polícia Federal apreender R$ 51 milhões em um dos apartamentos dele em Salvador.
As informações são do blog Políticos do Sul da Bahia

O Município de Potiraguá Bahia realizou desfile Cívico na sexta- feira 8 de setembro





Aconteceu nesta sexta-feira às  8 horas da manhã na cidade de Potiraguá a tradicional desfile cívico-militar.
Segundo o gestor do município o objetivo do desfile é resgatar o patriotismo esquecido pelos últimos gestores do município. 
 O centro da cidade ficou cheia na manhã dessa sexta-feira (8). O tradicional desfile cívico de celebração ao dia da independência contou com a participação do exército de Itapetinga Bahia, alunos das escolas municipais e estadual e escolas particulares. A festa reuniu entidades civis, sociais e culturais, além de públicos de todas as idades,     































































































































































Após o STF aprovar o repasse, docentes da rede estadual exigem o pagamento de precatórios.

O repasse de R$ 1,731 bilhão foi aprovado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para que os docentes da rede estadual da Bahia recebam a quart...