A professora especialista em matemática e a vice Diretora Tereza Cristina especialista em Pedagogia mostra que não existe obstáculos para a inteligência humana independentemente da pessoa possuir alguma necessidade. A aluna .Rízia Ribeiro Gomes com necessidade auditiva (também conhecida como hipoacusia ou surdez) é a perda parcial ou total de audição. Pode ser de nascença ou causada posteriormente por doenças.
Palestrou para a turma do EJA, mostrando que não existe barreiras para o desenvolvimento intelectual independentemente das necessidades que existe na vida do ser humana.
No passado, costumava-se achar que a surdez era acompanhada por algum tipo de déficit de inteligência. Entretanto, com a inclusão dos surdos no processo educativo, compreendeu-se que eles, em sua maioria, não tinham a possibilidade de desenvolver a inteligência em virtude dos poucos estímulos que recebiam e que isto era devido à dificuldade de comunicação entre surdos e ouvintes. Porém, o desenvolvimento das diversas línguas de sinais e o trabalho de ensino das línguas orais permitiram aos surdos os meios de desenvolvimento de sua inteligência.
Para melhor esclarecimento do assunto a Vice Diretora Tereza Cristina convidou Rízia Ribeiro Gomes (Deficiente Auditiva) e sua interprete Eduarda para visitar a turma da EJA (Noturno) na Escola Municipal Maria Azevedo.
Fonte Iconográfica e texto: Marny José de Souza