Morre historiadora Consuelo Pondé aos 81 anos



Foto: Reprodução
Faleceu, ontem quinta-feira (14/05), a presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia (IHGB), Consuelo Pondé, aos 81 anos. 
Internada desde o dia 26 de abril por causa de uma pneumonia, Consuelo sofreu uma arritmia cardíaca ontem pela  manhã, no Hospital Português, em Salvador. 
Dias antes de ser hospitalizada, Consuelo Pondé falou sobre a doença em texto publicado na Tribuna da Bahia, com o título “Pranto da Madrugada”.
"Desde que passei a conviver com essa 'pulmonite', comecei a experimentar novas e desagradáveis emoções, antes jamais por mim sentidas. Doença terrível que me tolhe o tônus vital, deixando-me diferente do que sou, ou fui", escreveu. E completou: "Não tenho certeza de que voltarei a ser a mesma, porque senti na pele a fragilidade da nossa condição humana e me sinto outra pessoa".
O velório da historiadora será realizado na sede do IGHB, no centro de Salvador, nesta quinta-feira (14).
Consuelo Pondé nasceu em Salvador, no dia 19 de janeiro de 1934, filha do médico Edístio Pondé e de Maria Carolina Montanha Pondé. Casou-se com o neurologista Plínio Garcez de Sena e teve quatro filhos.
Além de presidente do IGBH, Consuelo era membro da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Associação Nacional de Professores Universitários de História (ANPUH), Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica, Academia Baiana de Educação e Academia Portuguesa da História.
Fonte: Tribuna da Bahia


DOCENTES DE JORDÂNIA ESTIVERAM PRESENTES NA JORNADA DO CONHECIMENTO EM ALMENARA

O evento "Jornada do Conhecimento", que reuniu professores, aconteceu hoje em Almenara.  As palestrantes Priscila Boy e Glaucia Jo...