Fonte: cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/rubim/histórico
Fonte: cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/rubim/histórico
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou oficialmente o aumento do salário mínimo para R$ 1.518 na última terça-feira, dia 31.12.2024. Em comparação com o valor anterior, janeiro de 2025, representa um acréscimo de R$ 106.
Ela supera a inflação que se o acumulou longo ao longo do tempo, reforçando. O compromisso do governo em fornecer aos trabalhadores benefícios reais.
Lula apresentou uma lei que limita os ajustes salariais a um máximo de 2,5% acima da inflação de 2025 a 2030.
Para o novo salário mínimo, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) . Isso representa um ganho real acima da inflação. Novembro, enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) foi de 2,5%. Isso representa um ganho real acima da inflação.
O presidente Lula enfatizou hoje, durante a assinatura do decreto, que em sua gestão o salário mínimo terá aumentos acima da inflação todos os anos, o que representa um ganho real. Segundo a pasta, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, enfatizou o papel do salário mínimo no processo de distribuição de renda.
Ontem a noite profº
Jurandir Carvalho Viana participou da entrega de Cidadão
Honorário a convite do Presidente da Câmara
Municipal de Potiraguá e Vice Prefeito Eleito, o mesmo ladeado com o
prefeito eleito Exmo Elias Carvalho e o diretor do Colégio Estadual Anísio
Teixeira Profº Levy um reconhecimento gratificante para o profº Jurandir que a
há trinta e três anos mantém a Askar Assoc. de Karatê Auto Reflexo.
Graças ao
trabalho desenvolvido pelo mesmo nos últimos anos foi possível
revelar atletas no município que destacaram-se em toda a Bahia.
O mesmo agradece a
Deus
todos os Prefeitos passados por Potiraguá desde Sr.
Saudoso Edivaldo Cardoso o primeiro a perceber o potencial
dos jovens atletas de karatê em Potiraguá junto com o Sr. Davi e seu filho
Danilo.
Vale ressalta que o
profº Jurandir percebeu o compromisso dos atletas e procurou manter firme com o
seu projeto. O mesmo agradece Gegel e o prefeito atual Jorge Cheles, Diego
Cheles , Fernando Gama e CRAS de Potiraguá além do secretario de Educação Joanito
Lacerda e a todos que apoiaram o seu projeto de formação de
novos atletas.
O
profº Jurandir Carvalho Viana citou alguns nomes de atletas
destaques da Askar Dojo Potiragua
faixa Preta Anderson faixa Roxa
Davy Chaves Verde Victo Sales
Heslander, Anah Mel , Ana Clara Ana
Laura estes servirá de exemplo para
os outros que não participaram em 2024
A Askar Assooc de Karatê Auto Reflexo acredita que é mediante incentivos ao desenvolvimento infantil que o Brasil se tornará um lugar melhor para todos. Por isso resolveu incentivar dois atletas destaques, Kleyton Magalhães Menezes, com quatorze anos, morador da cidade de Itapetinga, Bahia e Lara Almeida Rocha, com treze anos. Ambos foram a cidade de Salvador no dia sete de dezembro de 2024, representando a academia de karatê do profº Jurandir Carvalho Viana e acompanhado dos seus pais Anderson, pai do atleta Kleyton e Patricia, mãe da atleta Lara.
Aos 5 anos Lara já praticava karatê no CT Askar Sensei Jurandir, se despontando como uma criança ativa, focada e determinada. Nos eventos municipais, intermunicipais e estadual sempre foi destaque.
Foi então que sua trajetória de sucesso iniciou-se. Sem medo de trabalho duro e árduo, com treinos diários, ela conseguiu chegar ao campeonato baiano, após conquistar várias medalhas.
Seguindo a mesma trajetória da atleta Lara o atleta Kleyton não decepcionou, através de sua determinação e força de vontade ele alcançou lugares mais altos do estado da Bahia.
Para quem pensa que ele já parou, se engana. O mesmo sonha em representa o Brasil no mundial. Na atualidade o atleta Kleyton e Lara continuam treinando forte com Sansei Jurandir em busca de horizontes mais distantes.
A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista lamenta a morte do advogado e ex-prefeito do município, Carlos Murilo Pimentel Mármore, aos 81 anos, na tarde deste sábado (21), e decretou, em edição extra do Diário Oficial, luto oficial de três dias.
Advogado de formação, Dr. Murilo Mármore foi prefeito de Vitória da Conquista de 1989 a 1992, com uma gestão marcada pela seriedade e competência, deixando um legado significativo para o município. Entre as obras realizadas em seu governo estão o Estádio Municipal da Zona Oeste (Murilão), a praça Mármore Neto (Praça do Boneco), quadras poliesportivas em diversos bairros da cidade e várias escolas pré-moldadas na zona rural.
Torcedor do Fluminense Football Club, o ex-prefeito sempre incentivou o esporte amador no município, motivo pelo qual teve uma forte atuação nessa área, com a construção de diversos equipamentos voltados à prática esportiva. Fundador do time Dinamite, Murilo Mármore promoveu vários torneios de futebol na cidade e na zona rural, movimentando os finais de semana com lazer e renda para a população.
Apaixonado por Vitória da Conquista, Dr. Murilo sempre esteve envolvido na política local. Na gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão, ele atuou como Chefe do Gabinete Civil, procurador do município e secretário municipal de agricultura. Na gestão da prefeita Sheila Lemos, Dr. Murilo passou pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, pela coordenação do Procon e atualmente era assessor especial na Secretaria de Governo (Segov).
Natural de Salvador, divorciado, pai de cinco filhas, avô de oito netos e três bisnetos, Murilo Mármore sempre foi muito gentil no trato com as pessoas. Por onde passou, deixou amigos, saudade e muitos ensinamentos, principalmente em relação ao serviço público.
“Recebi com muita tristeza a notícia da morte do ex-prefeito Dr. Murilo Mármore, uma referência política para todos nós, membro do nosso Governo e um grande amigo. É uma perda, mas ele deixa seu legado em obras e exemplos para Vitória da Conquista e para todos nós”, disse a prefeita Sheila Lemos.
O corpo do ex-prefeito vai ser velado no Memorial Régis Pacheco, e sepultado no Cemitério Parque da Cidade. A família ainda não informou os horários do velório e do sepultamento.
Veja a íntegra do Decreto Nº 23.502, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2024:
Grave acidente pode ter tirado a vida de 38 pessoas na madrugada deste sábado, por volta das 3h30, na BR-116, na altura da Lajinha, zona rural de Teófilo Otoni, em Minas Gerais. O ônibus, da empresa ENTRAM, havia saído de São Paulo com destino a Jequié, na Bahia, e ao todo transportava 45 passageiros quando o condutor perdeu a direção após um pneu estourar.
Segundo informações da PMMG, o veículo invadiu a contramão da BR-116, e colidiu contra uma carreta carregada de pedras. Após a batida, o ônibus pegou fogo e saiu da pista, 13 pessoas saíram com vida do acidente e foram levadas para atendimento médico pelo Samu. Há possibilidade de que o número de mortos seja maior.
Devido ao acidente, a pista na altura do KM 285 da BR-116, em Teófilo Otoni, está totalmente interditada. Sem previsão de liberação.
Fonte: Por Thamila Soares (O Globo)
Os senadores aprovaram nesta quarta-feira (18) o projeto que limita o uso de celulares nas escolas públicas e privadas de todo o país. O texto, antes de virar lei, precisará da sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Caso lei seja sancionada, entrará em vigor para educação básica — que abrange pré-escola, ensino fundamental e ensino médio.
Será proibido uso dos smartphones durante a aula, mas também no recreio ou nos intervalos entre os cursos.
No entanto, segundo o texto sancionado pelo Senado, permite o porte do celular pelos estudantes do ensino básico, mas estabelece que o uso só será possível em casos excepcionais, como situações de perigo, necessidade ou de força maior.
A proposta também possibilita o uso de aparelhos eletrônicos pessoais em sala de aula para:
· fins estritamente pedagógicos ou didáticos, conforme orientação do professor;·
· garantir a acessibilidade e a inclusão;·
· atender às condições de saúde dos estudantes e assegurar "direitos fundamentais" dos alunos.
·
Propostas semelhantes foram aprovadas em diferentes estados do Brasil.
· Segundo os educadores, o uso excessivo de celulares estão tirando o direito dos jovens criares uma linha de socialização presencial. Além da falta de concentração durante as aulas.
·
A colação de grau, popularmente chamada de formatura, é o momento em que, após cumprir as exigências curriculares do ensino médio, o aluno recebe o certificado de conclusão, o qual lhe outorga os direitos dentro da sociedade educacional, sendo imprescindível para o exercício das profissões regulamentadas por lei.
O ritual de colação de grau configura-se, ainda hoje, como um evento de grande tradição em todos os países. Hoje o evento aconteceu na E.E. de Jordânia com a presença de professores, funcionários, direção, convidados e familiares, os concluintes entraram na passarela com muitos aplausos e emoções
O evento "Jornada do Conhecimento", que reuniu professores, aconteceu hoje em Almenara. As palestrantes Priscila Boy e Glaucia Jo...