Festival de Folclore da E.E. de Jordânia

 


A E.E. de Jordânia-MG, fez o público presente no no festival vibrar com sons, cores, brilhos, ornamentos, danças e cânticos. É assim a definição do Festival de Folclore deste ano. 

O objetivo principal é valorizar a cultura do nosso país dentro das escolas, promovendo a diversidade, inclusão e reconhecimento das contribuições históricas, sociais e culturais das regiões do Brasil.

 Vale salientar que essas riquezas e tradições, saberes populares, expressões artísticas e manifestações culturais, são um reflexo da complexidade e pluralidade do país.

Ao incorporar perspectivas e conhecimentos, o festival visa ampliar o horizonte intelectual de estudantes e professores, oferecendo uma compreensão mais profunda da realidade brasileira.



INSTITUTO IBEC EMITI AVISO SOBRE CONCURSO PÚBLICO DE POTIRAGUÁ-BA.

 

O Instituto IBEC responsável pela realização do Concurso Público da Cidade de Potiraguá-Ba emiti um aviso para os candidatos inscritos sobre a retomada da realização do certame.  Conforme o processo número 8069824-55.2024.8.05.0000 o mesmo continuará seguindo a data estipulada no edital a sua realização.

Os candidatos que estavam preocupados com adiamento  do concurso podem retomar os seus estudos  para obterem êxito

POTIRAGUÁ: JUSTIÇA DETERMINA SUSPENSÃO DE CONCURSO PÚBLICO

 


Segundo o blog Políticos do Sul, o juiz Murillo David Brito, da comarca de Itarantim, decidiu pela suspensão do concurso público que seria realizado pela prefeitura de Potiraguá, cidade localizada no médio sudoeste da Bahia. A medida foi tomada após o magistrado acatar uma ação popular que questionava a legalidade e a viabilidade financeira da realização do certame.

Na decisão, o juiz estabeleceu uma multa diária de R$ 50 mil caso a prefeitura descumpra a ordem judicial de suspensão. A ação popular argumentou que não existe previsão orçamentária específica para a realização do concurso e a nomeação dos 183 aprovados, além de apontar que a homologação do concurso aconteceria nos últimos 180 dias do mandato do atual prefeito, o que é proibido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Também foi mencionado o período eleitoral, em que a legislação restringe determinadas ações do poder público.

A decisão do magistrado reforça que não houve justificativa adequada para a realização do concurso neste momento, dado que o atual gestor já está em seu oitavo ano de mandato. Segundo o juiz, “não há justificativa idônea para a realização do certame neste momento, especialmente considerando que a eventual homologação ocorreria dentro do período vedado pelo art. 21, inciso II, da Lei de Responsabilidade Fiscal (últimos 180 dias do mandato) e pelo art. 73, V da Lei 9.504/97 (período eleitoral).”

Fonte: https://www.politicosdosuldabahia.com.br/v1/2024/11/13/potiragua-justica-determina-suspensao-de-concurso-publico/








ALUNA DA CIDADE DE MAIQUINIQUE É DESTAQUE NO PROGRAMA DESPERTAR

 

A Escola Municipal Maria Celeste Meira Virgens Coqueiro da cidade de Maiquinique está em festa! A aluna Maria Vitória do 5° ano foi destaque na categoria "Notícia" em um concurso promovido pelo PROGRAMA DESPERTAR O município estava concorrendo com 62 cidades da Bahia e foi com alegria que receberam a notícia que a aluna ficou em 2° lugar com o texto que redigiu na categoria que estava concorrendo.
Em entrevista com a diretora Maryanna Rodrigues, ela destaca a importância do trabalho em equipe e ressalta o quanto cada funcionário é importante no processo de aprendizagem, ela aproveita o momento para agradecer aos envolvidos e de forma especial a família de Maria Vitória pelo compromisso e parceria, a professora orientadora da turma, Mauri Moreira e o Coordenador Jonas Cruz que se dedicaram ao projeto, na mesma oportunidade ela menciona o quanto vibra em saber que hoje no CENTRO DE CONVENÇÕES, da capital baiana foi entregue o prêmio a aluna.
Maria Vitória participou da premiação recebendo a sonhada Bicicleta em Salvador, acompanhada pelo seu pai o Sr. Cosme, a coordenadora geral do município Keli do Vale representando a Secretaria de Educação e a Vice-diretora da Escola Maria Celeste, Cleidiane Gomes.

Idosa de 82 anos ganha medalha em Olimpíada de Matemática

 


Após criar filhos e netos, uma idosa de 82 anos decidiu voltar a estudar no ano passado e, em pouco tempo, tornou-se destaque pela sua dedicação aos estudos. Residente na cidade de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, Romilda Silva da Conceição recebeu uma medalha de menção honrosa na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).


A mesma obteve êxito na segunda fase do concurso, cuja prova foi realizada no último dia 19.


 "Eu estava na sala, a professora foi e me chamou: 'sabe que a senhora passou?'. (...) Pra mim, foi uma surpresa eu ter passado, eu tenho até a medalha", contou dona Romilda, exibindo a medalha e um sorriso à equipe de reportagem da TV Subaé, afiliada da TV Bahia na região.


Na entrevista a TV Subaé, dona Romilda relatou  sua história com a educação  marcada por diversas interrupções. Primeiro no município de Santo Estevão, onde cresceu, e após adulta em Feira de Santana.


"Quando chegava a hora da gente estudar, meu pai levava a gente para roça. À noite, chegava cansada da roça. Depois, eu casei".


Resolvi voltar a estudar na terceira idade, devido ao tempo ocioso que havia, já que os filhos estão crescidos. Atualmente, dona Romilda integra o programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA) no Colégio Clóvis Ramos Lima.


Para a família, ela é "motivo de orgulho". "Quando você vê muitos adolescentes deixando de estudar, se envolvendo no mundo da criminalidade, e ela está ali perseverante, sempre buscando conhecimento. Essa sede de conhecimento levou ela a estudar, conhecer mais as coisas", destacou a recepcionista Raíne Conceição, filha de Dona Romilda.


A estudante medalhista é exemplo para os parentes. Conforme a filha, os estudos até deixaram a idosa com "espírito mais jovem".

 

Fonte: https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2024/11/01/idosa-ganha-medalha-em-olimpiada-de-matematica-feira-de-santana.ghtml


DOCENTES DE JORDÂNIA ESTIVERAM PRESENTES NA JORNADA DO CONHECIMENTO EM ALMENARA

O evento "Jornada do Conhecimento", que reuniu professores, aconteceu hoje em Almenara.  As palestrantes Priscila Boy e Glaucia Jo...