O programa Mais Professores concederá bolsas a estudantes universitários em cursos de licenciatura e a professores em regiões com escassez de profissionais do setor.
A profissão de professor enfrenta uma crise multifatorial no país, com salários pouco atrativos, risco de violência em sala de aula, ausência de valorização e plano de carreira, além de problemas estruturais nas instituições de ensino.
A consequência disso é que o interesse dos jovens pela graduação vem diminuindo ano após ano. Uma estimativa feita em 2022 aponta para um déficit de 235 mil professores no país em 2040. No mesmo ano, uma pesquisa realizada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) sugeriu que não é exagero afirmar que já experimentamos esse apagão.
Nesta terça-feira (14), a administração federal apresentou um novo plano para lidar com alguns desses obstáculos. Para aumentar a atratividade da profissão, o Programa Mais Professores oferecerá bolsas para estudantes universitários em cursos de licenciatura e para professores em regiões com escassez de profissionais do setor.
Fonte: G1 Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário