Estudante o Futuro da Humanidade




O dia do estudante é comemorado em 11 de agosto, a mesma data em que foram instituídos os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do Brasil, por Dom Pedro I, no século XIX.

 Pensando na importância do corpo discente,  Celso Gand Ley, cem anos após a criação desses cursos, em 1927, indicou a data para se tornar o dia do estudante.Neste período a  faculdade mais próxima do Brasil era em Portugal, na cidade de Coimbra, e quem quisesse estudar em nível superior tinha que ir para lá ou para outras localidades da Europa, a fim de concluir seus estudos.



 No Brasil as primeiras escolas possuíam   poucos alunos e as estruturas eram de péssimas qualidades, salas feitas de taipa no prédio do Convento de São Francisco. No ano de 1934 o curso foi incorporado pela Universidade de São Paulo – USP.

Segundo  José Carlos Libâneo estudar é exercitar o celebro para  aprender. Mas para que isso aconteça um estudante deve frequentar uma escola e participar das atividades propostas, fazer as tarefas de sala bem como as passadas para serem feitas em casa, além de estudar em casa os conteúdos que foram passados em sala de aula.
No decorrer de sua vida de leitura é exercitar a  mental, eles vão desenvolvendo a capacidade racional sobre  temas  que foram abordados de maneira critica.


Os discentes devem ser responsáveis com seus estudos, pois o sucesso na vida  virá através de muita dedicação. Além disso, merecem todo respeito e consideração de seus familiares, pois é o seu trabalho.




No Brasil, a educação é um problema social, pois não atende a demanda da quantidade de crianças e jovens que deveriam ingressar nos estudos. As escolas não possuem estrutura física adequada, além de faltar muitas vagas, fazendo com que um grande número de crianças e adolescentes não tenham a oportunidade de estudar.
A educação é uma responsabilidade dos governantes e está na Constituição do nosso país, mas ainda está muito deficitária, com professores mal remunerados e um ensino de pouca qualidade. Tudo isso favorece a evasão e a repetência escolar.


A Escola Municipal Ribeira do capim Assú (Jordânia MG), comemorou o dia do estudante  no sábado 16 de agosto de 2014. A  Secretária Municipal de Educação Aline Ferreira , marcou a sua presença e falou da importância do estudante  para nosso país porque os mesmo são o futuro de uma nação. Além da presença da diretora atual Adélia e a ex-diretora Dona  Ci ( Valdeci) que prestigiaram a comemoração do dia do estudante.


Vale ressaltar que foram os nosso estudantes que mudaram a "cara" do nosso país politicamente na época do presidente Fernando Collor. Quando os nosso estudante pintaram as faces  e lutaram contra a corrupção. 


Investir na educação é pensar no futuro promissor do país criando  cidadãos conscientes dos seus direitos e  sua força de mudança na  nação.Mas para que isto acontece tem que haver investimentos em todos os setores educacionais  principalmente na valorização do corpo docente que na atualidade é o terceiro pior salário do mundo. 

Fonte de Pesquisa: http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-estudante.htm


Água Potável Riqueza Humana



"A redução dos níveis de água do reservatório da Cantareira aos irrisórios 22% de sua capacidade é motivo de atenção e preocupação. É a primeira vez que se registram níveis tão baixos no reservatório responsável por 45% de atendimento da Região Metropolitana de São Paulo, RMSP.  A responsabilidade dos preocupantes índices, segundo o governo, é a falta de chuvas que faz deste o verão o mais seco desde 1984. Altas temperaturas batem recordes sobre recordes. Campanhas para racionamento já começam a circular nos meios de comunicação, com o inevitável apelo para o controle do uso de água".
 Segundo a CETESB(Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) em regiões onde a situação de falta d'água já atinge índices críticos de disponibilidade, como nos países do Continente Africano, onde a média de consumo de água por pessoa é de dezenove metros cúbicos/dia, ou de dez a quinze litros/pessoa. Já em Nova York, há um consumo exagerado de água doce tratada e potável, onde um cidadão chega a gastar dois mil litros/dia.

Vale ressalta que a falta de chuvas podem ter uma forte ligação com os desmatamentos discriminadamente provocado pelo próprio homem. A natureza começou a "cobrar" um preço alto pelos anos que vem sofrendo destruição de suas nascentes.

 Ribeira de Capim Assú (JordâniaMG) possuem muitas nascentes de águas potável e enorme reservas de matas. Porém  ao poucos estão sendo destruídas pelo homem. Devido a sua ganância desenvolvidas neste mundo capitalista onde só pensamos em ganhar dinheiro  não importando as consequência para as futuras gerações. 

"Meu medo é um dia ter que abandonar tudo que tenho e ir embora devido a falta de água" (Pedro) 
Segundo os moradores mais velhos o fluxo de água dos riachos estão aos poucos  diminuindo devido a destruição das margens além das destruições das nascente com desmatamento. Sem falar nas redes de esgotos que são despejados nos rios sem nenhum tratamento      

Fonte de Pesquisa: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/por-que-a-falta-de-agua-em-sao-paulo-e-alarmante-e-a-culpa-nao-e-so-do-calor-recorde-e-da-seca/


Sind-UTE/MG Discute a Situação dos Servidores Efetivados pela Lei Complementar 100/07 com Seplag






8) Concurso público

·         Para os cargos com concurso público vigente com candidatos aprovados: 
As nomeações serão feitas a partir do início de setembro, seguindo a ordem de classificação do concurso. A Seplag admitiu que ainda faltam mais de 5.000 cargos divulgados no edital para nomeação. As nomeações serão feitas considerando os cargos vagos de acordo com levantamento que está em andamento. A previsão de término deste levantamento é final de agosto. Mas, as nomeações terão a seguinte organização: primeiro - as vagas remanescentes do edital (mais de 5.000); em seguida ocorrerão as nomeações para os cargos atualmente ocupados pelos servidores efetivados. Ou seja, todos os cargos ocupados por efetivados, cujos cargos tenham concurso em vigor, serão ocupados por concursados mesmo que fora do número das vagas do edital. Com essa dinâmica, o governo está criando uma situação discrepante onde os melhores classificados no concurso não terão o direito de escolha considerando todos os cargos vagos existentes. Ainda, a Seplag reafirmou que o atual concurso deve ser prorrogado.

   Para os cargos onde não há concurso público: Haverá a publicação de novos editais de concurso em novembro de 2014. A Seplag assumiu o compromisso de discutir os editais com os sindicatos. O Sind-UTE/MG reivindicou que o tempo de serviço da Lei Complementar 100/07 seja considerando nesse novo concurso. A Seplag concordou, ressalvando que considerará, no limite do que permite a legislação, ou seja, como título e não como regra de eliminação. 




Segundo Vinícius Nunes Dantas trata-se acerca da existência ou não de direito subjetivo à nomeação a cargo/emprego público, quando da aprovação dos candidatos nos certames de seleção, à luz da doutrina e jurisprudência pátrias. Nesta perspectiva, delineia-se, inicialmente, a postura clássica perfilhada pelo Supremo Tribunal Federal, a doutrina favorável à referida e os reflexos daquela na jurisprudência nacional. Noutro ponto, analisa-se o novel postulado acolhido pelo Superior Tribunal de Justiça e a adoção deste pela doutrina e jurisprudência brasileiras. Por fim, busca-se, cotejando as duas correntes que se ocupam do tratamento da matéria, analisar qual vertente se mostra mais coerente no atual Estado Democrático de Direito, tecendo-se, inicialmente, breves comentários acerca da evolução história do Estado, para, entendido o papel e as feições do referido ente no ordenamento jurídico pátrio, compreenda-se a coesão ou não de cada postulado. Para persecução da proposta aqui aventada, utilizou-se precipuamente da pesquisa bibliográfica e da análise jurisprudencial, elencando-se os principais referenciais teóricos nas searas administrativa e constitucional.


Fonte de Pesquisa:

http://www.sindutemg.org.br/novosite/conteudo.php?MENU=1&LISTA=detalhe&ID=6775



O Que é Preciso para Melhorar a Educação no Brasil?





É melhor investir no treinamento e capacitação de mais professores ou na modernização das escolas?

O currículo escolar deve passar por alterações, para preparar as pessoas para os desafios da era da globalização? 

E como é possível resolver os problemas da evasão e repetência escolares?



ENQUETES 

PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DOS  DISCENTES NAS ESCOLAS:

1 - O Professor? 
2 - Os Alunos? 
3 - O Sistema Educacional?
4 - As Família dos Alunos?


Deixe o seu Comentário  ( BASTA CLICAR NO NOME  JAILSON SOUZA LOGO ABAXO E ABRIRÁ A OPÇÃO) 


OBS: O SEU COMETÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA O NOSSO BLOG


Após o STF aprovar o repasse, docentes da rede estadual exigem o pagamento de precatórios.

O repasse de R$ 1,731 bilhão foi aprovado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para que os docentes da rede estadual da Bahia recebam a quart...