O dia do estudante é comemorado em 11 de agosto, a mesma data em que foram instituídos os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do Brasil, por Dom Pedro I, no século XIX.
Pensando na importância do corpo discente, Celso Gand Ley, cem anos após a criação desses cursos, em 1927, indicou a data para se tornar o dia do estudante.Neste período a faculdade mais próxima do Brasil era em Portugal, na cidade de Coimbra, e quem quisesse estudar em nível superior tinha que ir para lá ou para outras localidades da Europa, a fim de concluir seus estudos.
No Brasil as primeiras escolas possuíam poucos alunos e as estruturas eram de péssimas qualidades, salas feitas de taipa no prédio do Convento de São Francisco. No ano de 1934 o curso foi incorporado pela Universidade de São Paulo – USP.
Segundo José Carlos Libâneo estudar é exercitar o celebro para aprender. Mas para que isso aconteça um estudante deve frequentar uma escola e participar das atividades propostas, fazer as tarefas de sala bem como as passadas para serem feitas em casa, além de estudar em casa os conteúdos que foram passados em sala de aula.
No decorrer de sua vida de leitura é exercitar a mental, eles vão desenvolvendo a capacidade racional sobre temas que foram abordados de maneira critica.
No Brasil, a educação é um problema social, pois não atende a demanda da quantidade de crianças e jovens que deveriam ingressar nos estudos. As escolas não possuem estrutura física adequada, além de faltar muitas vagas, fazendo com que um grande número de crianças e adolescentes não tenham a oportunidade de estudar.
A educação é uma responsabilidade dos governantes e está na Constituição do nosso país, mas ainda está muito deficitária, com professores mal remunerados e um ensino de pouca qualidade. Tudo isso favorece a evasão e a repetência escolar.
A Escola Municipal Ribeira do capim Assú (Jordânia MG), comemorou o dia do estudante no sábado 16 de agosto de 2014. A Secretária Municipal de Educação Aline Ferreira , marcou a sua presença e falou da importância do estudante para nosso país porque os mesmo são o futuro de uma nação. Além da presença da diretora atual Adélia e a ex-diretora Dona Ci ( Valdeci) que prestigiaram a comemoração do dia do estudante.
Vale ressaltar que foram os nosso estudantes que mudaram a "cara" do nosso país politicamente na época do presidente Fernando Collor. Quando os nosso estudante pintaram as faces e lutaram contra a corrupção.
Investir na educação é pensar no futuro promissor do país criando cidadãos conscientes dos seus direitos e sua força de mudança na nação.Mas para que isto acontece tem que haver investimentos em todos os setores educacionais principalmente na valorização do corpo docente que na atualidade é o terceiro pior salário do mundo.