História da Capoeira e sua Origem




Grupo de Capoeira  de Potiraguá Bahia



A capoeira é uma expressão cultural afro-brasileira que ritualiza movimentos de artes marciais, jogos, dança e música. A origem cultural da capoeira foi trazida de Angola para o Brasil depois do século 16  em regiões da Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Participantes da capoeira formam uma roda e revezavam tocando instrumentos musicais como o berimbau, cantando e fazendo a luta ritual em pares no centro do círculo. A capoeira é marcada por acrobacias e uso extensivo de rasteiras e chutes.



    A origem e história da capoeira é assunto de debate, com argumentos de que ela se            originou de dança com movimentos improvisados de luta, até os que acham que ela é         uma    forma de luta para batalhas dos descendente de técnicas africanas dos ancestrais.




A origem e história mais antiga da capoeira não é clara. A capoeira é uma combinação de artes marciais africanas e brasileiras, porém opiniões estão genericamente dividas entre aqueles que acreditam que sua origem está nos estilos de luta africanos e os que acham que ela é uma forma de dança brasileira única, resultado de várias influências africanas e brasileiras.



Alguns estudiosos da história da capoeira acreditam que ela foi criada e desenvolvida por escravos vindos da África como forma de praticar artes marciais de maneira dissimulada, parecendo ser um jogo ou dança. Um vez que os donos dos escravos coibiam toda a forma de arte marcial, a capoeira a disfarçava como uma dança. Outros acreditam que a capoeira era praticada e usada contra os ataques portugueses ao quilombo de Palmares.













A proposta que proíbe a 'aprovação automática' de crianças a partir de 6 anos em instituições de ensino de todo o país avança na Câmara.

  Nesta quarta-feira, a Comissão de Educação da Câmara aprovou um projeto de lei que proíbe a progressão continuada nas instituições de ensi...