Nesta quinta - feira 29 de outubro os discentes da Escola Municipal (CEMA) de Potiraguá receberam a presença do Sr. Carlos Augusto Souza Costa, Bacharel em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC e Mestrado em Zoologia.
Na palestra o mesmo salientou sobre a variedade de biomas que reflete a enorme riqueza da flora e da fauna brasileiras: o Brasil abriga a maior biodiversidade do planeta.
O termo biodiversidade diz respeito também ao número de diferentes categorias biológicas (riqueza) da Terra e à abundância relativa destas categorias incluindo variabilidade ao nível local (alfa diversidade), complementaridade biológica entre habitats (beta diversidade) e variabilidade entre paisagens (gama diversidade).
Mas esta exuberante diversidade biológica global vem sendo dramaticamente afetada pelas atividades humanas ao longo do tempo – e hoje a perda de biodiversidade é um dos problemas mais contundentes a acometerem a Terra. A crescente taxa de extinção de espécies – que estima-se estar entre mil e 10 mil vezes maior que a natural – demonstra que o mundo natural não pode mais suportar tamanha pressão.
Durante a palestra houve várias interversões do corpo discente sobre o assunto abordado pelo palestrante que esclareceu todas as dúvidas.