Ontem a população de Potiraguá Bahia presenciou uma cena triste e corriqueira em épocas de estiagem na região a queimada descontrolada nas fazendas de gado. A queimada é um procedimento de manejo agropastoril, no qual se emprega o fogo para limpeza de área para cultivo ou para queima de restos de produção. Já o incêndio florestal é a ocorrência de fogo fora de controle em qualquer tipo de vegetação, muitas vezes é ocasionado por queimadas que não foram devidamente autorizadas e monitoradas. Esses incêndios podem ser causados tanto pela ação do homem, quanto por ações da natureza.
O fato é que, tanto as queimadas controladas, quanto os incêndios florestais causam a destruição da vida animal e vegetal da região, além de tornar o solo pobre, impossibilitando novos plantios. Pode causar ferimentos nos animais do local e das regiões próximas, destruir estradas, pontes, postos de vigilância, armazéns e etc., além de provocar alterações drásticas do ecossistema, afetar na reprodução e contribuir com difusão de pragas e doenças.
A população de Potiraguá espera que as autoridades investiga as causas dos incêndios para que haja uma controle maior das ações humanas na destruição da natureza a cada dia. Ações como esta que vem mudando o clima nas regiões e causando o aquecimento global.
Fonte: Pensamento verde
Fonte Iconográfica: Marny José de Souza