HISTÓRIA DA BAHIA: SOLAR DO UNHÃO



HISTÓRIA DA BAHIA


Documentário Produzido pelos alunos de Pós-graduação de Cultura Afro-brasileiro com a Orientação da Dr. Maria José de Andrada.


 Relatos

O documentário relata a conspiração dos alfaiates também chamada de Revolta dos Búzios ou de Revolução das Argolinhas recebeu essas denominações porque seus participantes muitos deles alfaiates traziam um búzio preso à pulseira em uma argola na orelha para facilitar a identificação.

Obs: canal no Yutube: https://www.youtube.com/watch?v=WZbSYKuxTOM



                                                                                                            











POTIRAGUÁ SOFRE PROLONGADO PERÍODO DE ESTIAGEM






A seca faz parte da vida do nordestino. É um fenômeno natural que vem persistindo cada faz mais na região do Sudoeste da Bahia. 




Na  cidade de Potiraguá e região os agricultores nas lavouras  e os produtores de gado estão passando por situações difíceis devido a seca prolongada na região.




Segundo o morador da cidade de Potiraguá conhecido como Tim Portugal seca dessa intensidade só aconteceu há mais ou menos 66 anos atrás.  "Pelo que eu tenho lembrança da cidade de Potiraguá. Seca como essa só ocorreu na década de 50 que chegou a cortar o riacho conhecido como Córrego do Nado que passa próximo a cidade".




O Riacho Córrego do Nada no passado já foi muito rico em pescados como: camarão, traíras, piabas, acari etc. Porém Há 30 anos a região era mais rica em matas preservadas, neste período as margens do rio era rica em arborizações que foram devastadas pelas ações dos seres humanos.


















     


    

Estado tem quase mil vagas de concursos exclusivas em 2016





Além dessas, existem chances em processos seletivos nacionais com vagas para a Bahia

Os concurseiros de plantão já podem começar a planejar um ano pesado de estudos em 2016. Obahia.ba fez uma lista dos concursos com vagas exclusivas para a Bahia neste ano e até agora são 871 vagas que requerem diferentes níveis de escolaridade. Fique atento aos prazos e às exigências e boa sorte!


Fonte: Bahia.Bahia.Ba

Bahia pode exportar boi em pé para o Oriente Médio



Possuidora do maior rebanho bovino do Nordeste brasileiro, com cerca 10,5 milhões de cabeças, a Bahia começa o ano de 2016 dando largos passos para introduzir a carne bovina no mercado internacional, através da exportação de boi em pé, pelo porto de Ilhéus.
A primeira exportação seria de cinco mil animais para o Egito, através da empresa australiana Wellard Brasil do Agronegócio, que já manifestou essa intenção, mas há interesse também do Iraque e Jordânia, dentre outros países do Oriente Médio. O volume de exportação poderá chegar a 200 mil bois/ano.
Para o secretário da Agricultura da Bahia, Vitor Bonfim, a exportação do boi em pé será uma vitrine para demonstrar a qualidade do rebanho baiano, livre da aftosa há quase 15 anos, abrindo mercados para exportação da carne in natura. “Além disso, será mais um incentivo para o melhoramento genético e ampliação do nosso rebanho bovino”, avalia.
De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento da Agropecuária da Seagri (SDA), já foram realizadas reuniões com a Faeb, associação de criadores, com técnicos do Mapa/Superintendência Federal de Agricultura da Bahia, e da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab/Seagri), para debater o assunto.

Fonte:Site Gente e Negócios


COLÉGIO DA PM EM SALVADOR ABRE INSCRIÇÕES




INCÊNDIOS EM RIBEIRA DO CAPIM ASSÚ NO MUNICÍPIO DE JORDÂNIA (MG) PRÓXIMO A MATA DO PASSARINHO






Infelizmente o Brasil é o líder da América Latina em casos de queimadas, que são provocadas por razões naturais, como a estiagem, e pela ação humana.


As queimadas são processos que podem ser desencadeados com ou sem o auxílio da atividade humana, devido a razões naturais – como estiagem, temperatura, umidade relativa do ar comprometida, ausência de chuva – ou por motivos econômicos.

Esta semana Ribeira do Capim Assú que é Distrito de Jordânia Minas Gerias foi palco de incêndios provocando grandes prejuízos para biodiversidade. Segundo a moradora do local Marina Nunes as nascentes que haviam nos locais onde ocorreram  os incêndios  secaram completamente.  
""Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca" esse é um velho ditado que espero que não precisaremos passar. O sol esta quente e o mato seco, as nascentes secando e irresponsáveis ainda colocam fogo sem pensar nas consequências, hoje conseguimos controlar um desses focos, mas na região são vários e estão acabando com o que ainda restas dos pedaços de matos/florestas". (Marina Nunes) 

Os impactos negativos causados em todo o planeta envolvem mudanças climáticas, aumento do aquecimento global, prejuízos à biodiversidade e à dinâmica dos ecossistemas, bem como a diversos tipos de agricultura.
As principais causas das queimadas no Brasil estão relacionadas a casos simples como a limpeza mais rápida ou renovação da pastagem de determinadas áreas de agricultores; aos interesses maiores, como a ampliação de áreas para criação de gado ou outras culturas agrícolas; e até mesmo outras causas não controladas, como focos acidentais de pontas de cigarro, fuligem incandescente de veículos e balões.


Os impactos ambientais causados pelas queimadas não se resumem somente à perda material, mas a consequências para a vida humana daqueles que residem próximo a essas áreas. O grau e quantidade de elementos tóxicos presentes nas fumaças, como o carbono e enxofre, afetam o organismo humano no presente momento e futuramente, provocando infecções do sistema respiratório, vermelhidão e alergia na pele, irritação dos olhos e garganta, desordens cardiovasculares, asma, conjuntivite, bronquite, tosse, falta de ar e até transtornos psicológicos.

Fontes: http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/principais-causas-das-queimadas-nas-florestas-brasileiras/ 
Facebook Marina Nunes




Após o STF aprovar o repasse, docentes da rede estadual exigem o pagamento de precatórios.

O repasse de R$ 1,731 bilhão foi aprovado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para que os docentes da rede estadual da Bahia recebam a quart...