INCÊNDIOS EM RIBEIRA DO CAPIM ASSÚ NO MUNICÍPIO DE JORDÂNIA (MG) PRÓXIMO A MATA DO PASSARINHO






Infelizmente o Brasil é o líder da América Latina em casos de queimadas, que são provocadas por razões naturais, como a estiagem, e pela ação humana.


As queimadas são processos que podem ser desencadeados com ou sem o auxílio da atividade humana, devido a razões naturais – como estiagem, temperatura, umidade relativa do ar comprometida, ausência de chuva – ou por motivos econômicos.

Esta semana Ribeira do Capim Assú que é Distrito de Jordânia Minas Gerias foi palco de incêndios provocando grandes prejuízos para biodiversidade. Segundo a moradora do local Marina Nunes as nascentes que haviam nos locais onde ocorreram  os incêndios  secaram completamente.  
""Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca" esse é um velho ditado que espero que não precisaremos passar. O sol esta quente e o mato seco, as nascentes secando e irresponsáveis ainda colocam fogo sem pensar nas consequências, hoje conseguimos controlar um desses focos, mas na região são vários e estão acabando com o que ainda restas dos pedaços de matos/florestas". (Marina Nunes) 

Os impactos negativos causados em todo o planeta envolvem mudanças climáticas, aumento do aquecimento global, prejuízos à biodiversidade e à dinâmica dos ecossistemas, bem como a diversos tipos de agricultura.
As principais causas das queimadas no Brasil estão relacionadas a casos simples como a limpeza mais rápida ou renovação da pastagem de determinadas áreas de agricultores; aos interesses maiores, como a ampliação de áreas para criação de gado ou outras culturas agrícolas; e até mesmo outras causas não controladas, como focos acidentais de pontas de cigarro, fuligem incandescente de veículos e balões.


Os impactos ambientais causados pelas queimadas não se resumem somente à perda material, mas a consequências para a vida humana daqueles que residem próximo a essas áreas. O grau e quantidade de elementos tóxicos presentes nas fumaças, como o carbono e enxofre, afetam o organismo humano no presente momento e futuramente, provocando infecções do sistema respiratório, vermelhidão e alergia na pele, irritação dos olhos e garganta, desordens cardiovasculares, asma, conjuntivite, bronquite, tosse, falta de ar e até transtornos psicológicos.

Fontes: http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/principais-causas-das-queimadas-nas-florestas-brasileiras/ 
Facebook Marina Nunes




DOCENTES DE JORDÂNIA ESTIVERAM PRESENTES NA JORNADA DO CONHECIMENTO EM ALMENARA

O evento "Jornada do Conhecimento", que reuniu professores, aconteceu hoje em Almenara.  As palestrantes Priscila Boy e Glaucia Jo...