A famosa Zumba, que é conhecida hoje em dia como uma famosa dança, está sendo cada vez mais incorporada às academias, sendo uma das atividades físicas mais praticadas. Voltada para os exercícios aeróbicos, a Zumba mescla movimentos de dança e coreografias, na maioria das vezes, focada em ritmos latinos e de outros estilos internacionais. Vamos conhecer um pouco da origem desta tendência a seguir!
A Zumba foi criada por volta de 1990, pelo professor de aeróbica e personal trainer colombiano Alberto Perez, mais conhecido como Beto. Interessantemente, a modalidade surgiu ocasionalmente, quando o mesmo improvisou numa de suas aulas, lições com movimentos de dança latina. O fato ocorreu porque Beto havia esquecido o material de música fitness regular em casa.
O jeito então era utilizar as fitas que tinha no carro, que se resumiam em merengue e salsa. Beto percebeu que o estilos que acabara de usar nas aulas eram muito eficientes. Passou então, a usar as musicas com mais frequência em suas aulas. O resultado é que o tudo acabou sendo um sucesso e diversas pessoas aceitaram bem a ideia nova.
Posteriormente, Beto decidiu melhorar a rotina de treino e lançou o formato que ficou conhecido como Zumba. Em 1999, levou seu método para os EUA, onde a Zumba também foi bem aceita. Os empresários Alberto Aghion e Alberto Perlman perceberam o grande potencial na criação e acabaram por ajudar a tornar a modalidade conhecida em escala global. Atualmente, mais de 150 países a utilizam como modalidade aeróbica.
Fonte: Aqquarus Academia de Natação