FESTEJOS JUNINOS NA ESCOLA MUNICIPAL RIBEIRA DO CAPIM ASSÚ (JORDÂNIA - MG)









A festa junina da Escola Municipal Ribeira do Capim Assú, ocorreu no dia 21 de junho.
Mantendo a cultura que é passada de geração a geração a escola municipal manteve as brincadeiras tradicionais. Através dessas brincadeiras foi possível perceber a interação entre os discentes levando-os a conhecer a cultura que foi vivida pelos seus pais e avós.


As festas juninas homenageiam três santos católicos: Santo Antônio (no dia 13 de junho), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29). No entanto, a origem das comemorações nessa época do ano é anterior à era cristã. No hemisfério norte, várias celebrações pagãs aconteciam durante o solstício de verão. Essa importante data astronômica marca o dia mais longo e a noite mais curta do ano, o que ocorre nos dias 21 ou 22 de junho no hemisfério norte. Diversos povos da Antiguidade, como os celtas e os egípcios, aproveitavam a ocasião para organizar rituais em que pediam fartura nas colheitas. “Na Europa, os cultos à fertilidade em junho foram reproduzidos até por volta do século 10. Como a igreja não conseguia combatê-los, decidiu cristianizá-los, instituindo dias de homenagens aos três santos no mesmo mês”, diz a antropóloga Lucia Helena Rangel, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).



































Fonte: mundoestranho.abril.com.br



JORDÂNIA: MEMORANDO CIRCULAR PROÍBE USO DE CELULAR POR PROFESSORES DURANTE REGÊNCIA E SUBSTITUIÇÕES

Na semana passada, foi divulgado o memorando circular número 08/2025, que estabelece aos funcionários da educação que, durante as aulas, é p...