Já é possível que as cidades de Minas Gerais se preparem para mais uma edição dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), o maior evento esportivo escolar do país. As inscrições começam na segunda-feira (3/2) e vão até o dia 11 de março.
Depois do recorde de 842 municípios inscritos em 2024, o Jemg 2025 está em pleno vapor, com a expectativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG) de ultrapassar esse número e expandir a participação de escolas e alunos-atletas. Neste ano, os Jogos apresentam inovações significativas, como a adição do basquete 3x3 e a expansão do atletismo tradicional para a fase regional. Adicionalmente a essas atualizações, o Jemg continua a oferecer várias modalidades, como xadrez, atletismo, futsal, voleibol, judô, handebol, entre outras.
Alê Portela, secretária de Estado de Desenvolvimento Social, ressalta a função transformadora do programa para os jovens atletas de Minas Gerais.
"O Jemg transcende uma competição, representando uma excelente chance para os alunos exibirem suas habilidades." "A Sedese continua comprometida com o incentivo ao esporte escolar, auxiliando no crescimento e na inclusão dos nossos jovens", declara Alê Portela.
As cidades que desejam se inscrever no Jemg 2025 devem efetuar sua inscrição através do sistema de Eventos Esportivos da Subsecretaria de Esportes da Sedese-MG. O procedimento detalhado está disponível aqui e simplifica todo o procedimento, assegurando uma inscrição fácil e eficaz para municípios e escolas.
Todas as escolas públicas e privadas de Minas Gerais podem se inscrever, com alunos-atletas de 12 a 17 anos. O evento é segmentado em dois segmentos:
Módulo I: alunos que nasceram em 2013, 2012, 2011 e 2010;
Módulo II: alunos que nasceram em 2008, 2009, 2010 e 2011.
A iniciativa do Jemg é da Sedese-MG, através da Subsecretaria de Esportes, em colaboração com a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG). A Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG) é responsável pela realização técnica.
A competição atua como um instrumento de inclusão social e educação esportiva. As Olimpíadas servem como eliminatórias para os Jogos Escolares Brasileiros (JEB), Jogos da Juventude e Paralimpíadas Escolares. Tomás Tavares Perdigão Mendes, subsecretário de Esportes de Minas Gerais, aguarda um aumento na participação este ano, com a introdução de novas modalidades e a expansão do número de etapas.
"O Jemg vai além de uma simples competição, é uma chance para que cada jovem atleta demonstre seu talento e, por meio do esporte, edificar um futuro mais promissor, um instrumento vital para impulsionar o esporte nas escolas de Minas Gerais", declara o subsecretário.
Fonte: educacao.mg.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário