Em 2025, a Polícia Militar da Bahia (PMBA) celebra dois séculos de dedicação à segurança e à manutenção da ordem pública.

 

Para celebrar esse percurso bicentenário, haverá uma cerimônia cívico-militar na próxima segunda-feira (03/02), a partir das 17h, na Vila Policial Militar do Bonfim, em Salvador.

O evento congregará autoridades, oficiais, praças e convidados para celebrar a história da corporação. O evento incluirá um desfile cívico que mostrará uniformes históricos e veículos que marcaram época nas décadas de 1970 e 1980, oferecendo uma viagem no tempo pela evolução da PMBA. A Medalha Comemorativa dos 200 Anos da PMBA também será concedida a personalidades que contribuíram para a valorização e consolidação da instituição.

Oficialmente estabelecida através de um Decreto Imperial assinado por D. Pedro I estabeleceu o "Corpo de Polícia" em 17 de fevereiro de 1825, testemunhando e participando de acontecimentos cruciais na história brasileira, como a Guerra de Canudos e a Guerra do Paraguai.

Durante duas décadas, a Polícia Militar da Bahia foi dirigida por 64 oficiais superiores, incluindo o atual Comandante-Geral, coronel Paulo Coutinho, que comanda uma força de mais de 33 mil policiais militares que atuam na proteção e defesa da população baiana.

A Polícia Militar da Bahia, com seus 200 anos de história, mantém sua missão de servir e proteger, preservando o patrimônio construído ao longo das gerações.

PMBA, uma instituição dedicada ao bem-estar do cidadão!

Fonte: Ascom/PMBA | Foto: Reprodução

Nenhum comentário:


JORDÂNIA: MEMORANDO CIRCULAR PROÍBE USO DE CELULAR POR PROFESSORES DURANTE REGÊNCIA E SUBSTITUIÇÕES

Na semana passada, foi divulgado o memorando circular número 08/2025, que estabelece aos funcionários da educação que, durante as aulas, é p...