Newton Cardoso, ex-governador de Minas Gerais, faleceu aos 86 anos.

 

Newton Cardoso (MDB), ex-governador de Minas Gerais, faleceu na madrugada de domingo (2), aos 86 anos. Ele estava hospitalizado, porém o motivo da sua internação não foi revelado.

Newton Cardoso, com uma carreira notável na política de Minas Gerais, ocupou várias posições ao longo de sua carreira. Entre 1987 e 1991, foi governador de Minas Gerais, vice-governador, prefeito de Contagem em três oportunidades e deputado federal por três mandatos. Para além da carreira pública, desempenhou funções como advogado, administrador e empresário, ganhando destaque em variados campos.

Newton Cardoso Jr., filho do ex-governador, expressou pesar pela perda em um comunicado oficial, destacando a influência do pai na política e no progresso do estado.

"Com profunda tristeza e uma dor profunda no coração, informo o falecimento do meu amado Pai, Newton Cardoso." Nosso 'trator' dedicou sua vida à política e ao povo de Minas Gerais. Sempre dedicado aos mais necessitados, lutou até o fim, com muita determinação, um sorriso no rosto e um coração repleto de amor e benevolência", relatou.

Newton Cardoso, nascido em Brumado, Bahia, em 22 de maio de 1938, desenvolveu sua carreira política em Minas Gerais, onde ocupou várias posições públicas ao longo de décadas.

Graduado em Gestão Pública e Sociologia Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), começou sua atuação no movimento estudantil. Exerceu a presidência da União Colegial de Minas Gerais e participou da fundação da Casa do Estudante.

A sua carreira política começou em 1960, quando se tornou membro do Partido Republicano. Com o golpe militar de 1964 e o fim dos partidos políticos, colaborou na formação do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), consolidando-se como um dos opositores do regime. Eleito prefeito de Contagem em 1972, ele exerceu o cargo por três mandatos. Adicionalmente, desempenhou cargos como deputado federal e vice-governador de Minas Gerais.

Fonte; G1 Globo

Nenhum comentário:


JORDÂNIA: MEMORANDO CIRCULAR PROÍBE USO DE CELULAR POR PROFESSORES DURANTE REGÊNCIA E SUBSTITUIÇÕES

Na semana passada, foi divulgado o memorando circular número 08/2025, que estabelece aos funcionários da educação que, durante as aulas, é p...