Uma das espécies de aves mais raras do mundo, o entufado-baiano (Merulaxis stresemanni), está presente na lista dos animais criticamente ameaçados de extinção feita pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). O pássaro habita a região da divisa entre os Estados de Minas Gerais e Bahia, no Vale de Jequitinhonha. A descoberta da espécie neste local motivou a criação de uma unidade de conservação para proteger seu habitat.
Os estudos indicam que há seis exemplares da ave habitam a Reserva. Recentemente, a descoberta de um ninho de entufado-baiano animou os pesquisadores da Fundação Biodiversitas, que administra o local.
Apesar da evidência da reprodução da espécie, ainda não há estudos científicos sobre seu processo reprodutivo, cuja gestação é estimada entre três e quatro semanas.
De acordo com o gerente da Reserva Mata do Passarinho, Alexandre Magno Junqueira, o ninho está sendo monitorado e pode vir a ser utilizado por outros exemplares para a colocação dos ovos. Caso isso se concretize, os pesquisadores poderão acompanhar todas as fases de reprodução do passarinho e, assim, traçar estratégias para garantir que a espécie continue a existir.
Vale ressaltar que as reservas de matas do Povoado da Ribeira a cada dia vem sendo derrubadas discriminadamente podendo colocar em risco a vida dessa espécie que corre o risco de sumir da biodiversidade brasileira causando perdas enormes a humanidade mundial.
Recentemente houve derrubas de árvores que preserva uma nascente próxima do povoado e nada foi feito pelas autoridade fazendo vistas grossas para os fatos corriqueiros nas florestas brasileiras.
http://www.terradagente.com.br/NOT,0,0,591018,Ave+rara+motiva+criacao+de+unidade+de+conservacao.aspx
Fonte de Pesquisa: http://www.bandeira.mg.gov.br/mat_vis.aspx?cd=6574