HOMENAGEM DA ESCOLA FREI HENRIQUE DE COIMBRA AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA






Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.



A Escola Estadual Frei Henrique homenageou no dia 27 de novembro o dia da consciência negra. Homenageando principalmente  a Zumbi foi  e mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.


 A professora Márcia relatou sobre os dias atuais que as pessoas se importam muito com a cor,o sujeito que sofre o preconceito ou ele é muito beneficiado ou muito julgado,nos dias de hoje as pessoas se importam muito com a aparência,com a renda,não estão interessados em saber se trabalha bem,se tem um bom estudo.




As pessoas se consideram muito superiores umas as outras,quando falamos sobre racismo já vem na cabeça que são os negros,mas não são só os negros não,racismo é um preconceito com as raças com albinos,negros,índios,brancos.





O pastor da Primeira Igreja Batista de Jordânia Minas Gerais, relatou sobre uma passagem bíblica que fala sobre o racismo contra a mulher de Moisés.




Além da participação do pastor houve apresentações: grupo de Capoeira  de Jordânia,  dos discentes teatro, cordel, parodia etc.





JORDÂNIA: MEMORANDO CIRCULAR PROÍBE USO DE CELULAR POR PROFESSORES DURANTE REGÊNCIA E SUBSTITUIÇÕES

Na semana passada, foi divulgado o memorando circular número 08/2025, que estabelece aos funcionários da educação que, durante as aulas, é p...