A educação brasileira a cada dia vem passando por
transformações em suas metodologias e na maneira dos docentes avaliarem os
desenvolvimentos dos discentes. Hoje na era da informática as informações
expandiram-se assustadoramente por grande parte das residências dos
brasileiros.
Nossa educação na atualidade vem sofrendo severas
criticas relacionadas à aprendizagem dos alunados. Em uma pesquisa recente
logramos a colocação sessenta caímos dois pontos no ranking mundial.
Porém nos “bastidores” educacionais os docentes vivem uma
dualidade, ceder às pressões internas dos governantes que precisam chegar às
metas impostas por políticas externas ou construir conhecimentos a partir da
realidade das salas de aulas?
Bem na verdade no nosso
ensino recente vigora a proposta, já implantada nas escolas públicas, de
aprovar para a série seguinte os alunos que apresentaram baixo desempenho
escolar. Ora, que estímulo terá o aluno em estudar se o seu rendimento não será
avaliado ao longo do ano letivo? Que estímulo terá o professor em lecionar para
uma classe de quarenta alunos que apresentam-se desmotivados? Acredito que,
após essa medida, as escolas se tornaram um grande abrigo de crianças e jovens
que permanecem nesses locais por um determinado período e que servem de
conforto para os pais por saberem que seus filhos estão protegidos da violência
e das drogas.
Para os governantes o importante é reduzir os índices de
reprovações para diminuir os gastos públicos e equiparar idade série mesmo que
para isso seja preciso mascarar as mazelas por trás das deficiências dos
desenvolvimentos cognitivos. Pensar o futuro do país em termos intelectuais na
atualidade isto tem pouco importância, os efeitos da “bomba relógio” vão ser
sentidos futuramente. Os fragmentos serão colhidos por outros que poderão
pensar uma maneira de resolver o problema ou mesmo “empurrar com a barriga ”
que é típico dos nossos gestores.
É triste saber que um país
do tamanho do Brasil, com uma população imensa, possui uma das menores
porcentagens de leitores da América do Sul. Vale ressaltar que a leitura quando
incentivada desde a primeira infância promove um maior desenvolvimento intelectual,
emocional e cultural, além de estimular a curiosidade e vontade de aprender.
Nessa
fase do desenvolvimento infantil, cabe aos pais serem os promotores desse
estímulo para que a criança inicie sua vida escolar com interesse em estudar.