AS MAZELAS EDUCACIONAIS NO BRASIL






A educação brasileira a cada dia vem passando por transformações em suas metodologias e na maneira dos docentes avaliarem os desenvolvimentos dos discentes. Hoje na era da informática as informações expandiram-se assustadoramente por grande parte das residências dos brasileiros.

Nossa educação na atualidade vem sofrendo severas criticas relacionadas à aprendizagem dos alunados. Em uma pesquisa recente logramos a colocação sessenta caímos dois pontos no ranking mundial.

Porém nos “bastidores” educacionais os docentes vivem uma dualidade, ceder às pressões internas dos governantes que precisam chegar às metas impostas por políticas externas ou construir conhecimentos a partir da realidade das salas de aulas?

Bem na verdade no nosso ensino recente vigora a proposta, já implantada nas escolas públicas, de aprovar para a série seguinte os alunos que apresentaram baixo desempenho escolar. Ora, que estímulo terá o aluno em estudar se o seu rendimento não será avaliado ao longo do ano letivo? Que estímulo terá o professor em lecionar para uma classe de quarenta alunos que apresentam-se desmotivados? Acredito que, após essa medida, as escolas se tornaram um grande abrigo de crianças e jovens que permanecem nesses locais por um determinado período e que servem de conforto para os pais por saberem que seus filhos estão protegidos da violência e das drogas.

Para os governantes o importante é reduzir os índices de reprovações para diminuir os gastos públicos e equiparar idade série mesmo que para isso seja preciso mascarar as mazelas por trás das deficiências dos desenvolvimentos cognitivos. Pensar o futuro do país em termos intelectuais na atualidade isto tem pouco importância, os efeitos da “bomba relógio” vão ser sentidos futuramente. Os fragmentos serão colhidos por outros que poderão pensar uma maneira de resolver o problema ou mesmo “empurrar com a barriga ” que é típico dos nossos gestores.



É triste saber que um país do tamanho do Brasil, com uma população imensa, possui uma das menores porcentagens de leitores da América do Sul. Vale ressaltar que a leitura quando incentivada desde a primeira infância promove um maior desenvolvimento intelectual, emocional e cultural, além de estimular a curiosidade e vontade de aprender. 

Nessa fase do desenvolvimento infantil, cabe aos pais serem os promotores desse estímulo para que a criança inicie sua vida escolar com interesse em estudar.


Autor: JAILSON J. DE SOUZA (HISTORIADOR)


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