Ontem por volta das sete horas da manhã alguns docentes e cerca de 20% dos discentes da Escola Municipal Ribeira do Capim Assú (Jordânia-MG), tiveram a oportunidade de conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelos biólogos e a comunidade na preservação da biodiversidade na Mata do Passarinho.
Antes da trilha os biólogos reuniram com os discente e docentes e relataram a importância da preservação da natureza para sobrevivência das espécies. Deu enfase a raridade das espécies ameaçada de sumir do planeta principalmente o entufado-baiano.
Os discentes conheceram a estufa desenvolvida pelo projeto para o reflorestamento e tiveram uma aula biologicamente diferente pois conviveram na prática como é feito o manuseio para preservar a floresta. Foi possível perceber que os alunos se sentiram bastante motivados em vivenciar na prática o aprofundamento desse tema trabalhado em sala de aula, estimular essa cultura corporal envolvendo consciência e respeito pelo meio ambiente foi o grande diferencial da aula esta semana.
Recursos naturais e interação com a comunidade
Situada entre os municípios de Bandeira e Jordânia (MG) e Macarani (BA), a Mata do Passarinho tem aproximadamente 650 hectares que, protegidos, ajudam a manter parte dos serviços ambientais que a região oferece. Alguns exemplos desses serviços incluem a proteção contra desastres naturais, o controle da erosão do solo, a polinização das flores pelas abelhas, a fertilização do solo pelas fezes de animais e a decomposição de animais e plantas por microrganismos. As florestas fornecem madeira, alimentos, substâncias medicinais e fibras, purificam a água, regulam o clima e os sistemas fluviais existentes (rios, córregos, nascentes) além de disponibilizarem água doce, energia e recreio.