A frota de motos na Bahia, que está em rápido crescimento, ocupa a terceira posição no país, de acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Os dados mais recentes da entidade, de julho deste ano, indicam que há pelo menos 2.096.885 motocicletas em circulação no trânsito do estado. Somente neste ano, houve um aumento de 62.203 veículos, ou seja, um crescimento de apenas 3% em relação à frota existente em dezembro do ano passado.
Fernanda Pereira, 34 anos, profissional de Recursos Humanos, comprou uma motocicleta no começo deste ano. Ela relata que a decisão de investir foi mais por necessidade do que por desejo. "Nunca fui apaixonada por motos, mas percebi que precisava de uma para me deslocar mais rapidamente." "Foi essencial para eu me livrar do estresse diário no metrô e no ônibus, além de proporcionar mais comodidade, acessibilidade e até lazer", afirma.
Luide Souza, especialista em trânsito, indica que o aumento da frota de motos na Bahia é resultado da expansão do setor de entregas devido à pandemia de Covid-19. A afirmação dele pode ser facilmente confirmada pelos dados fornecidos pela Abraciclo. Esses dados mostram que, embora houvesse um crescimento anual no número de motos circulando pelas ruas e estradas da Bahia, esse crescimento nunca ultrapassou 100 mil até 2022.
O total de motocicletas na Bahia aumentou de 1.798.535 para 1.908.091 entre os anos de 2022 e 2023. Em 2024, o crescimento foi ainda mais significativo, com o estado registrando um total de 2.034.682 motocicletas até o mês de dezembro. Com 5,8% da frota nacional de veículos de duas rodas, a Bahia ocupa a terceira posição, ficando atrás apenas de São Paulo (20,3%) e Minas Gerais (10,2%).
Com o aumento do número de motocicletas nas ruas, também cresce a quantidade de emissões de habilitações para esse veículo. De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito, a Bahia liderou o número de novas carteiras de habilitação da categoria A, emitindo um total de 1.963.138 documentos até maio deste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário