Uso Inovador de Plástico Reciclado na Recuperação de Rodovias Brasileiras

A pesquisa realizada pela Eixo-SP Concessionária de Rodovias em colaboração com a Stratura Asfaltos permitiu a utilização de polímeros reciclados pós-consumo (PCR) na restauração de pavimentos rodoviários. O projeto foi primeiramente colocado em prática no trecho de km 170,8 a km 171,6 da rodovia Washington Luis (SP-310), em São Paulo.

De acordo com a concessionária, o trabalho se destaca pelo uso de tecnologia de ponta e pelo compromisso com práticas ambientais sustentáveis, uma vez que emprega materiais provenientes de embalagens plásticas flexíveis de alimentos descartadas no ligante asfáltico. "A pesquisa não só propõe uma solução ecologicamente sustentável, como também demonstra sua eficácia estrutural no pavimento por meio da coleta de parâmetros realizada", declara a empresa. Para realizar a pesquisa, foram utilizadas aproximadamente 30 toneladas de asfalto com plástico reciclado, o que equivale à reutilização de 450 kg desse material.

Essa quantidade de plástico equivale a 200 mil embalagens de alimentos, o que gera uma redução significativa nos impactos ambientais, incluindo uma diminuição de 900 kg nas emissões de gases de efeito estufa, economia de 450 litros de petróleo, preservação de 1.360 kW de energia elétrica e conservação de 3.550 litros de água, que seriam usados na produção de plástico virgem.

Os resultados do trecho experimental sugerem melhorias tanto estruturais quanto funcionais, com deflexões inferiores ao limite permitido. A análise do Índice de Gravidade Global (IGG) indica uma notável melhoria na condição da superfície do pavimento, removendo imperfeições presentes no pavimento original.

A tecnologia de asfalto com plástico reciclado demonstra inovação em termos de sustentabilidade ambiental, economia circular, logística reversa e eficiência. Em suma, o desempenho estrutural, a melhoria da superfície do pavimento, a diminuição das irregularidades e a redução do afundamento das trilhas de roda demonstram os benefícios da implementação dessa inovação. O ligante empregado no material asfáltico é o CAP 30/45, combinado com o Terpolímero Elastomérico Reativo (RET) e com o PCR. Esse ligante se destaca por ter menor suscetibilidade térmica, melhor adesão e coesão entre os agregados, maior resistência à oxidação e ponto de amolecimento mais elevado. Como resultado, apresenta maior durabilidade e resistência a trincas e deformações permanentes em várias condições climáticas.

Fonte: Revista Isto É

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