A Câmara de Vereadores de Salvador, situada no Centro Histórico, foi atingida por um incêndio no começo da tarde desta segunda-feira (24). Segundo o time de comunicação da Casa, o espaço foi vazio após o ocorrido. Não há vítimas feridas.
Conforme a assessoria, o incêndio teve início no começo da tarde, no sistema de ar condicionado do Salão Nobre, localizado no primeiro andar, onde ocorrem as sessões. No entanto, ainda não se tem detalhes sobre a causa do incêndio. Pessoas que passavam pela área gravaram vídeos mostrando muita fumaça no edifício.
Pelo menos três caminhões foram empregados pelos bombeiros militares no combate às chamas. Em um comunicado, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) revelou que, além do Salão Nobre, também foram atingidas as salas adjacentes ao local.
A área afetada e a área abaixo dela foram isoladas, devido ao perigo de sobrecarga da água utilizada para apagar o incêndio e no processo de rescaldo, que ainda está em curso.
A administração da Câmara foi notificada a conduzir análises estruturais para a restauração das áreas afetadas, sob a supervisão de um profissional qualificado.
O edifício de três andares (subsolo, térreo e primeiro andar) é um dos mais antigos da cidade, datado de 1696, e está protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O G1 fez contato com a instituição, porém não obteve retorno até a última atualização desta matéria.
O apartamento está situado perto de várias atrações turísticas de Salvador, incluindo o Elevador Lacerda, a Cruz Caída e o Pelourinho. O incêndio ocorreu aproximadamente 20 dias após a queda do teto da Igreja de São Francisco, também chamada de "igreja de ouro", situada no Centro Histórico da cidade.
O incidente resultou na morte de uma pessoa e deixou outras cinco gravemente feridas. A Câmara Municipal está localizada a 500 metros do local, que também é tombado pelo Iphan.
Depois que o teto desabou, outras igrejas foram inspecionadas pelo Iphan e pela Defesa Civil e fechadas em Salvador. Várias delas localizadas na mesma área.
Nenhum comentário:
Postar um comentário