A Secretaria Municipal de Educação de Feira implementa limitações ao uso de telefones móveis em ambiente escolar.

 

A Administração Municipal de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), irá aderir à nova orientação do Governo Federal que veta o uso de telefones celulares em ambiente escolar. A proibição começa a valer na rede pública municipal no dia 6 de fevereiro, data de início do ano letivo. A declaração é do secretário de Educação e vice-prefeito, Pablo Roberto.

Por meio do Ministério da Educação (MEC), o governo federal justificou a ação como uma tática para diminuir as distrações dos estudantes, que estão se tornando cada vez mais comuns devido ao uso intensivo de aparelhos móveis durante o período escolar. Em Feira de Santana, a administração municipal se compromete a aderir às diretrizes do governo federal para assegurar que as salas de aula se transformem em espaços de aprendizagem completa.

De acordo com Pablo Roberto, as escolas da rede municipal passarão a adotar medidas rígidas quanto ao uso de celulares nas salas de aula. Os alunos devem guardar seus aparelhos eletrônicos em suas mochilas ou, em algumas situações, em um local específico dentro da sala ou da diretoria, para prevenir qualquer tipo de distracção - a decisão dependerá da estrutura e da escolha de cada instituição de ensino. Adicionalmente, a Seduc comunicou que fornecerá instruções aos estudantes e aos pais sobre as vantagens da nova norma, que tem como objetivo priorizar a atenção no conteúdo educativo.

A ação também estabelece que os docentes possuam mais liberdade para implementar as regras, decidindo, se necessário, sobre a utilização de telefones celulares em contextos específicos, como em atividades didáticas que requerem o uso de ferramentas tecnológicas.

O titular da pasta da Educação considera a iniciativa positiva e pode ser uma solução para direcionar a atenção para o que realmente é relevante no contexto escolar.

"O objetivo da administração municipal é que a ação auxilie no aumento da produtividade escolar e na diminuição de conflitos ligados ao uso abusivo de telefones celulares. Esperamos contar com o suporte da comunidade escolar e dos familiares para que a decisão seja efetiva e traga vantagens para o cenário educacional", declarou Pablo Roberto.

O governo federal recentemente aprovou uma lei que proíbe o uso de telefones celulares e outros aparelhos eletrônicos portáteis por estudantes em instituições públicas e privadas de educação infantil, ensino fundamental e médio. Esta restrição é válida durante todo o período escolar do aluno, incluindo os horários de aula, intervalo e intervalos.  

Fonte: Tribuna Feirense

Nenhum comentário:


DOCENTES DE JORDÂNIA ESTIVERAM PRESENTES NA JORNADA DO CONHECIMENTO EM ALMENARA

O evento "Jornada do Conhecimento", que reuniu professores, aconteceu hoje em Almenara.  As palestrantes Priscila Boy e Glaucia Jo...