Sheila Lemos, prefeita do UB, já está considerando um novo empréstimo com a Caixa Econômica Federal. Caso o empréstimo se concretize, esta será a quarta vez que Vitória da Conquista solicita fundos para projetos de infraestrutura e saneamento.
O tema foi abordado em uma entrevista ao Jornal 107, transmitido pela Rádio Brasil, conduzida por um dos apoiadores da administração, o vereador Luís Carlos Dude (UB). O parlamentar questionou a prefeita sobre a possibilidade de um novo empréstimo, argumentando que os moradores dos bairros ainda não beneficiados pelas obras do Finisa III aguardam ansiosamente pela chegada dessas intervenções.
"Precisamos concluir o três, pessoal." Contudo, é evidente que estamos realizando os estudos, não é mesmo? É necessário realizar estudos sobre a viabilidade econômica e financeira do Município. Tomamos esses empréstimos, porém, sem prejudicar a saúde financeira do Município, que é a mais crucial de todas. Trata-se de um Município capaz de se manter financeiramente e é preciso muito cuidado. Portanto, é evidente que todas essas pesquisas estão sendo realizadas. Também é necessário verificar a real situação econômica e financeira do país, certo?
A capacidade de endividamento do município tem sido questionada desde que a prefeita anunciou um pedido de empréstimo internacional de 70 milhões de dólares, cerca de 400 milhões de reais na atual cotação. Devido à falta de aprovação do financiamento, o Finisa IV poderia ser uma opção para a realização de novas intervenções estruturais na cidade.
Em novembro de 2023, o Finisa III assumiu as obras do término do primeiro mandato de Sheila. O seu antecessor, Herzem Gusmão, obteve dois empréstimos junto à Caixa em um período de quatro anos.
As obras em andamento com recursos do Finisa III já enfrentam dificuldades, como no caso do Jardim Guanabara, onde as ruas se tornaram esburacadas, tornando o local um lamaçal em dias de chuva.
Fonte: Blog do Sena
Nenhum comentário:
Postar um comentário