Temporal em Belo Horizonte transborda rios, inunda ruas e deixa pessoas isoladas em cima de ônibus.

 

Em Minas Gerais, mais de 70 municípios estão em estado de emergência devido às chuvas. Estima-se que 3.700 pessoas foram obrigadas a deixar suas residências desde o começo da estação chuvosa.

Na noite de quinta-feira (16), a chuva que atingiu Belo Horizonte provocou problemas em várias áreas da cidade. Pessoas ficaram ilhadas, veículos foram arrastados, rios transbordaram e estradas foram interditadas. Em duas horas, choveu mais de 50 mm, o que representa 15% dos 300,9 mm previstos para o mês, em diversas áreas da capital mineira, segundo a Defesa Civil local.

Segundo o órgão, as regionais Pampulha, Venda Nova, Centro-Sul, Noroeste, Oeste e Barreiro registraram chuvas de grande intensidade. As outras áreas também registraram chuvas de intensidade forte (Leste) a moderada (Norte).

Um vídeo que está sendo compartilhado nas redes sociais mostra quatro pessoas presas em um ônibus de transporte público, após o transbordamento do córrego Vilarinho e o bloqueio da Avenida Vilarinho, na área de Venda Nova. Os bombeiros foram acionados para auxiliar no resgate.

O córrego Ressaca, localizado no bairro Castelo, na área da Pampulha, transbordou e arrastou carros na Avenida Heráclito Mourão de Miranda, esquina com a Rua Pedralva.

No Barreiro, a possibilidade de inundação do córrego Ferrugem causou o bloqueio da Avenida Teresa Cristina.

A Avenida Francisco Sá, localizada na Zona Oeste, também foi interditada por conta do perigo de inundação do córrego Dos Pintos.

Contagem


Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a cidade de Contagem também foi impactada pelas consequências da intensa chuva. A previsão inicial era de 25 mm (chuva forte a moderada) na cidade, porém, choveu quase 50 mm, de acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Social.

Houve alagamentos nas avenidas Severino Ballesteros, João Gomes Cardoso, Vila Rica, Francisco Firmo de Matos e Régulus, segundo a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semobs).

Previsão do tempo


De acordo com a Defesa Civil de Belo Horizonte, a previsão para esta sexta-feira (17) é de céu encoberto a parcialmente encoberto com pancadas de chuva isoladas. A previsão é de que a temperatura mínima fique em 17°C e a máxima em 28°C, com uma umidade relativa do ar mínima em torno de 60% durante a tarde.

Cidades em emergência


O número de cidades mineiras em estado de emergência ou calamidade aumentou para 75 desde o começo do período de chuvas. Segundo o relatório da Defesa Civil de Minas Gerais, divulgado nesta quinta-feira (16), pelo menos 3.790 indivíduos tiveram que deixar suas residências. A quantidade de pessoas mortas devido à chuva permanece em 26.

Até o momento, a cidade de Ipatinga, localizada na Região do Vale do Aço, foi a mais afetada pelos estragos causados pelas tempestades em Minas Gerais. Dez pessoas morreram durante o temporal na madrugada do último domingo (12). No total, 130 indivíduos ficaram sem abrigo e 400, sem moradia.

Fonte: G1 Minas 


Nenhum comentário:


DOCENTES DE JORDÂNIA ESTIVERAM PRESENTES NA JORNADA DO CONHECIMENTO EM ALMENARA

O evento "Jornada do Conhecimento", que reuniu professores, aconteceu hoje em Almenara.  As palestrantes Priscila Boy e Glaucia Jo...